Doutorandos de Desenvolvimento Regional apresentam propostas de teses - Unijuí

Doutorandos de Desenvolvimento Regional apresentam propostas de teses

Estudantes do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí apresentaram nesta semana, nos dias 4 e 5 de agosto, as propostas de suas teses nos quatro últimos encontros da disciplina de Seminários de Tese 4. As apresentações contaram com a participação dos professores do curso. O objetivo foi proporcionar o debate, visando aprimorar a próxima etapa, que é a realização das bancas de qualificação dos projetos.

Estavam presentes nas apresentações os professores doutores Sergio Luis Allebrandt, Daniel Knebel Baggio, Airton Adelar Mueller, Jorge Oneide Sausen, Argemiro Luis Brum, Maria Margarete Baccin Brizolla, Pedro Luís Büttenbender, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e Nelson José Thesing. Apresentaram suas propostas os doutorandos Caroline da Rosa, Rodrigo Silveira dos Santos, Maicon Rafael Hammes e Ronie Elton Gabbi, que apresentaram na quarta-feira; e Adriane Fátima de Boni, Aline Benso, Marisandra da Silva Casali e Liane Beatriz Rotili, que participaram na quinta-feira.

A estudante Caroline da Rosa apresentou o seu projeto de tese intitulado “Análise da influência da atenção plena no comportamento alimentar de crianças”. A doutoranda conta que foi uma apresentação tranquila e que em seguida houve espaço para novas sugestões para aperfeiçoar a pesquisa. "Eu e meus colegas vínhamos trabalhando na construção dos projetos ao longo da disciplina. Após a apresentação, ocorreu uma fala do meu orientador, professor doutor Daniel Knebel Baggio, e um espaço para a contribuição dos demais professores e colegas, para o enriquecimento do meu projeto de pesquisa,” comenta.

Outro estudante que participou do seminário, Ronie Elton Gabbi afirma que essa etapa é essencial para o andamento de sua proposta de tese, denominada “Sustentabilidade e Liderança: a influência dos estilos de liderança no desempenho sustentável das organizações”. “Posso dizer que fiquei muito satisfeito. As contribuições foram de grande valor para o amadurecimento do trabalho. A partir de agora, espero certo grau de dificuldade e muito trabalho para transmitir para o papel as ideias principais do trabalho", afirma.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí tem como objetivo a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca por alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento das sociedades. O estudante participa e assimila de forma reflexiva o desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí