Corede Noroeste Colonial tem seminário com a presença de secretário estadual - Unijuí

Corede Noroeste Colonial tem seminário com a presença de secretário estadual

Seminário realizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Noroeste Colonial, na última terça-feira, 10 de agosto, contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum. O evento, que teve como tema a “Política industrial: o papel do Rio Grande do Sul no cenário da inovação tecnológica”, aconteceu de forma online.

Inicialmente, o secretário Edson Brum falou sobre o Programa Avançar, que disponibilizou R$ 5,2 bilhões; sobre a plataforma Mobiliza RS, que auxilia pequenas e médias empresas; sobre o Pró-cultura; auxílio emergencial; linhas de crédito BRDE e Badesul; prorrogação de taxa da Junta Comercial; fim do Difal - Imposto de Fronteira; e deferimento do ICMS. Brum disse, ainda, que a Secretaria registrou saldo positivo nos primeiros meses de 2021, de janeiro a julho, com a abertura de 124.338 novas empresas e o fechamento 43.989 empresas. Falou, também, sobre o Programa de Desenvolvimento Industrial, o Proedi, e a produção de carros elétricos - nova política industrial incentivada pela Lei da Inovação.

Brum apresentou um curso online para capacitação dos agentes de desenvolvimento, em parceria com a Escola de Governo – curso com duração de 6h, destinado à atração de investimentos.

O Arranjo Produtivo Local, APL - Sementeiro, fez um convite para que o secretário visite a região. Com sede em Condor, o Arranjo produz 15% da semente de soja no Brasil, em um processo de formação, com apoio da Unijuí e do Instituto Federal Farroupilha. Presidente do Corede Noroeste Colonial e professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Nelson Thesing registrou a importância da produção de sementes, destacando que a Universidade implantou um curso de pós-graduação em Armazenagem de Grãos e Sementes no campus Panambi, fortalecendo o processo do APL – Sementeiro.

Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o professor Fernando Jaime González falou sobre o movimento empreendedor e sugeriu a parceria entre os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Inovação, Ciências e Tecnologia, para premiar os processos de inovação tecnológica. O vice-reitor também afirmou que sem inovação não temos futuro. A sugestão foi bem acolhida pelo secretário.

Rafael Jacques Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi e coordenador do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Desenvolvimento, comentou sobre a dedicação do secretário de Desenvolvimento do Estado com as políticas públicas e sobre a importância de todos unirem forças em uma mesma direção.

Por fim, o secretário Edson Brum destacou a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento, que será instalado no início de setembro.