Doutorando defende tese baseada nos desafios das Instituições de Ensino Superior frente ao EAD - Unijuí

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Alexandre Chapoval Neto, defendeu, no dia 25 de agosto, de forma online, a sua tese de Doutorado intitulada “Dinâmicas competitivas de IES comunitárias frente à expansão do EAD”. A banca foi composta pela professora doutora Maria Margarete Baccin Brizolla, também orientadora do projeto, e pelos professores doutores da Unijuí, Jorge Oneide Sausen e Daniel Knebel Baggio, além dos avaliadores externos, professores doutores Luis Felipe Dias Lopes, da UFSM, e Marco André Cadoná, da Unisc.

Alexandre conta que a escolha pela temática foi baseada no interesse e na compreensão sobre a relevância que as Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias possuem para o desenvolvimento regional. Segundo ele, as IES comunitárias estão “preocupadas em oferecer ao mercado um profissional preparado e com capacidade para solucionar problemas que atendam às necessidades da comunidade em que este profissional está inserido”.

“A partir deste contexto, considerei imprescindível buscar compreender o ambiente competitivo enfrentado pelas IES comunitárias diante da expansão do EAD e, a partir disso, identificar fatores que influenciaram na modificação da dinâmica competitiva das IES comunitárias localizadas no Noroeste do Rio Grande do Sul, com status de faculdade”, explica.

Em sua pesquisa, Alexandre concluiu que, posterior à entrada da modalidade EAD, evidenciou-se uma modificação da dinâmica competitiva praticada pelas instituições. "A pesquisa possibilitou conhecer a realidade enfrentada por essas instituições, que têm uma atuação geográfica limitada em um mercado que demanda por política de financiamento estudantil para o acesso ao Ensino Superior”, comenta.

Na avaliação do doutorando, segue sendo necessária a participação de diversas esferas da sociedade para que essas instituições prosperem. “Essa sensibilização é importante e necessária, porque as instituições comunitárias são da comunidade, debatem os problemas locais, regionais, buscam levantar alternativas para o crescimento e desenvolvimento da região'', complementa.

Após receber o título de doutor, Alexandre comenta que seguirá pesquisando no meio acadêmico, principalmente a mesma temática da tese defendida. “A ideia é manter pesquisas nesta área, com perspectiva de construção de alternativas que considerem a educação superior como um direito a ser assegurado e como um compromisso da sociedade e do Estado”, declara.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí contribui com um papel essencial por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que visam potencializar, desenvolver e promover o desenvolvimento regional. “Pessoalmente, o PPGDR contribuiu decisivamente na minha qualificação profissional. Além disso, essa qualificação contribuiu, ainda durante o doutorado, para ascensão na minha carreira profissional”, finaliza Alexandre.

Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e outros programas stricto sensu da Unijuí, acesse o link.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí.