PPG em Desenvolvimento Regional promove webinar sobre desenvolvimento de territórios e regiões - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, em parceria com outras instituições, promoveu nesta quinta-feira, 2 de setembro, o webinar “O patrimônio territorial como referência na ativação do processo de desenvolvimento: olhares a partir das dimensões produtiva e institucional”. O debate inaugurou a segunda fase de um ciclo de palestras, iniciadas neste ano e que dão sequência ao trabalho realizado desde 2020, que tem uma relação direta com o projeto de pesquisa “Patrimônio territorial como referência para o desenvolvimento de territórios e regiões”.

“Para se ter uma dimensão deste trabalho, temos uma equipe de 37 pesquisadores, de 20 universidades brasileiras, de Portugal, da Espanha e da Inglaterra. Esse projeto tem uma pretensão ousada, que é ter uma percepção sobre os pressupostos epistêmico, teórico e metodológico convergentes com a abordagem territorial do desenvolvimento. Queremos promover não apenas uma discussão teórica, mas também, e é a segunda meta do projeto, pensar uma matriz metodológica que possa ser utilizada para estudos de territórios - uma matriz multifuncional e multidimensional”, explicou um dos professores integrantes do projeto, da Universidade Federal do Paraná, Valdir Roque Dallabrida.

O webinar contou com a presença do economista, doutor em Assuntos Europeus e professor da Universidade de Algarve, em Portugal, doutor Antonio Manuel Alhinho Covas. Foram debatedores os professores doutores Elaine Menezes, da UFPR, e Lucas Labigalini Fuini, do IFSP.

Covas abordou a transição digital  e falou das hiperligações entre a economia digital e a economia criativa, além do impacto que estas hiperligações têm no desenvolvimento dos territórios. “A revolução digital torna os fatores materiais em variáveis imateriais e esta combinação aumenta a nossa própria criatividade, o modo como interagimos com os territórios”, destacou.

Para conferir o evento na íntegra, acesse este link.