Corede Noroeste Colonial realiza assembleia geral de forma híbrida - Unijuí

Corede Noroeste Colonial realiza assembleia geral de forma híbrida

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial realizou na última terça-feira, dia 14 de setembro, uma assembleia geral para apresentação da Metodologia da Consulta Popular. O encontro, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença de representantes de diferentes organizações e instituições na sala de videoconferência da Unijuí e de forma virtual, ligados aos 11 municípios que integram o Corede.

Conforme apresentado pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Bruna Blos, o valor da Consulta Popular para este ano é de R$ 30 milhões, distribuído entre os 28 Coredes - sendo que o Noroeste Colonial irá receber R$ 942.857,14. O critério de distribuição segue as normas de anos anteriores, sendo 80% do valor distribuído de forma igualitária entre os  Coredes e 20% de acordo com o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A novidade neste ano é que a Consulta Popular começou já no lançamento, no dia 30 de agosto, e vai até 12 de outubro. Período em que o cidadão pode encaminhar uma ideia ou proposta para a Assembleia Geral Ampliada. O critério de aprovação passa pela avaliação das Secretarias de Estado e do Conselho Regional. O encaminhamento se dá pelo aplicativo Colab. A partir do download, é possível identificar a região, escolher entre as áreas - Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Regional, Inovação, Ciência e Tecnologia, Esporte e Lazer, Assistência Social, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Infraestrutura, Transporte e Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico - e em seguida incluir a ideia/proposta no aplicativo.

Neste ano, em função do aplicativo Colab, a diretoria do Corede já estabeleceu que a Cédula de Votação irá contar com cinco propostas, sendo que as três mais votadas irão dividir o valor de R$ 942.857,14. Os critérios desta distribuição serão definidos na Assembleia Geral Ampliada, a ser realizada no período de 18 de outubro a 8 de novembro. A votação da Consulta Popular será realizada de 22 a 30 de novembro.

Durante o encontro desta semana, foi deliberada a realização de uma assembleia presencial nos próximos dias, contemplando dois representantes de cada Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), de 10 municípios, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ijuí (Codemi) para discutir propostas a serem encaminhadas para a Consulta Popular.

O presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, apresentou algumas propostas que já estão sendo debatidas, contemplando a Agricultura Familiar; Inovação, Ciência e Tecnologia;  e outra que apresenta a Sala do Empreendedor como um novo espaço para a qualificação profissional. Um processo que pode contemplar a formação de empreendedores, trabalhadores, estudantes, empresários urbanos e rurais. Essa proposta nasce de vários municípios que já trabalham de forma planejada com a Sala do Empreendedor, que foi acolhida pela diretoria do Corede e estimulou uma reunião com o Sistema “S”, que acolheu a ideia de forma positiva, disposta a contribuir com suas equipes de profissionais e com recursos financeiros. A proposta foi reforçada pelo representante do Sistema “S” no Corede, Armando Pettinelli, gerente Regional do Sebrae.