Tese analisa entre moradores a percepção de integração social - Unijuí

Tese analisa entre moradores a percepção de integração social

Na quarta-feira, 22 de setembro, ocorreu a defesa da tese de doutorado do estudante José Dalmo Silva de Souza, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O estudo é direcionado à área de Planejamento e Gestão e tem como título “Relações sociais na integração económica transfronteiriça: olhar dos habitantes do Arco Sul da Fronteira - Argentina e Brasil”. A orientação foi realizada pelo professor Dieter Rugard Siedenberg e a apresentação ocorreu  por meio de videoconferência.

O estudo foi baseado na linha de pesquisa Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território, e teve como membros da banca seu orientador, o professor doutor Dieter Rugard Siedenberg; os professores doutores Mônica Aparecida da Rocha Silva e Hugo Renè Gorgone, avaliadores externos; e os professores doutores Sérgio Luís Allebrandt e Daniel Knebel Baggio, avaliadores internos.

José foi desafiado pelo orientador e teve como objetivo formar uma imagem da realidade social e econômica da Fronteira Arco Sul – Brasil e Argentina, segundo os moradores da localidade, visando detectar em qual dos três marcos da fronteira a percepção da realidade de integração social era mais forte.

José é economista pela Universidade Mackenzie, mestre em Integração da América Latina (Economia) pelo PROLAM-USP e agora doutor em Desenvolvimento Regional pela Unijuí. Para o futuro, José pretende desenvolver uma pesquisa sobre desenvolvimento do ponto de vista de sua formação acadêmica inicial, sua vocação.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí