PPG em Desenvolvimento Regional promove novo debate sobre o Patrimônio Territorial - Unijuí

Nesta quinta-feira, 14 de outubro, aconteceu o webinar com o tema “O patrimônio territorial como referência na ativação do processo de desenvolvimento: olhares a partir das dimensões cultural, humana e intelectual” - uma promoção interinstitucional, oriunda de uma iniciativa do projeto de pesquisa coordenado pelo professor Valdir Roque Dallabrida, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

A Unijuí é promotora do evento pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), através do professor doutor Airton Adelar Mueller, coordenador do grupo que aborda a dimensão humana e intelectual, e da professora Mônica Franchi Carniello, que coordena o grupo que foca na dimensão cultural do desenvolvimento.

O professor doutor Martin Coy, geógrafo, professor e pesquisador da Universidade de Innsbruck (Áustria), foi o palestrante do evento. É líder do grupo de trabalho de pesquisa em desenvolvimento e sustentabilidade, membro do grupo de trabalho de transformação socioecológica e desenvolvimento espacial. É um pesquisador experiente e de renome internacional, que tem como objeto de estudo a questão do desenvolvimento regional do Brasil.

Foram debatedores no evento o doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, Paulo Cesar Oliveira Diniz,  que tem se dedicado à área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Sociologia do Desenvolvimento; e o doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com pós-doutorado pela Universidade do Minho, Moacir José Dos Santos.

Após as intervenções, foi aberto espaço para questionamentos da plateia pelo chat.