Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí iniciam programação alusiva aos 20 anos - Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 14, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí deu início a uma série de atividades, que serão promovidas no ano de 2022, em comemoração aos 20 anos do Programa. Entre as atividades estão os webinars “Conexão Desenvolvimento”. O primeiro tema debatido foi o Desenvolvimento Regional e a (des)ordem mundial, com reflexões e análises acerca dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

O evento contou com a participação dos painelistas: professor doutor Sérgio Luís Allebrandt, que também é coordenador do PPGDR; professor doutor Argemiro Luis Brum; e o doutorando em História e professor da FADISMA, Neandro Thesing. A mediação foi realizada pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender, que também coordena e está a frente a organização da série de webinars.

O professor Sérgio destacou números extremamente positivos relacionados ao PPGDR, durante a abertura do webinar. Até o final de 2021, foram titulados 404 mestres; já o Doutorado, que iniciou em 2016, encerrou 2021 com 22 doutores; o Programa já concluiu também, dois estágios de Pós-doutorado. Atualmente são 94 estudantes ativos: 45 doutorandos, 30 mestrandos, 14 estudantes em Mestrado Interinstitucional e cinco estudantes realizando seus estágios de Pós-doutorado.

Além disso, o docente explicou sobre as linhas de pesquisa e o posicionamento do Mestrado e Doutorado, que agem de forma positiva e estratégica frente aos temas relacionados ao desenvolvimento, na área de planejamento urbano e regional. O vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, também deu as boas-vindas aos participantes do webinar.

O evento foi aberto ao público. Clique aqui e acompanhe a transmissão na íntegra.

Também já estão previstos mais dois webinars: "Planejamento Estratégico e a nova dinâmica de Desenvolvimento das Regiões no RS", no dia 28 de abril e "Desenvolvimento Regional: reconhecendo a importância do Cooperativismo e das Políticas Públicas", no dia 12 de maio. O PPGDR também irá participar durante o ano de diversos eventos voltados à temática do desenvolvimento.