PPGDR debate desenvolvimento da região de Santa Rosa em encontro na Fenasoja - Unijuí

PPGDR debate desenvolvimento da região de Santa Rosa em encontro na Fenasoja

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, representado pelo coordenador professor Sérgio Allebrandt, pelos professores Pedro Büttenbender, Airton Mueller e pelo também professor do Programa e vice-reitor de Administração da Universidade, Dieter Siedenberg, debateu os caminhos para o desenvolvimento da região de Santa Rosa a partir de pesquisas e estudos promovidos pela Unijuí. O encontro aconteceu no espaço da Prefeitura na Fenasoja.

O encontro foi uma provocação do prefeito de Santa Rosa, senhor Anderson Mantei, a partir da sua preocupação com o desenvolvimento do município e da região. “Entendemos que a Unijuí é o ponto chave para desenvolvermos nossa região. É na Universidade que se desenvolve ensino, pesquisa e extensão e é a partir dessas iniciativas que nos tornamos uma comunidade mais forte. Desde que ingressei como aluno no Programa, tenho visto a importância de expandir a mente e utilizar toda essa produção de conhecimento que acontece dentro da Universidade de maneira a potencializar e incentivar o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Já o coordenador do PPGDR enfatizou o desejo existente entre o grupo de professores para instalação de um Observatório Regional, com objetivo de subsidiar a gestão pública e demais órgãos e instituições que pensam o desenvolvimento da região de maneira atualizada, potencializando assim as tomadas de decisões em prol da comunidade. “Tenho certeza que nós, enquanto professores do Programa, juntamente com nossos mestrandos e doutorandos, estaremos desenvolvendo intensas pesquisas que busquem subsidiar a região, pensando no seu desenvolvimento”, afirmou.

O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, reforçou o compromisso da Universidade em dar todo amparo necessário dentro das linhas de pesquisa, ensino e extensão, sempre buscando o melhor para a comunidade. “Temos grandes projetos e ideias sendo desenvolvidos pelos Programas e pelos cursos da Unijuí. E nós, enquanto instituição, seremos parceiras em todas as ações que visam o desenvolvimento da região e da comunidade, sempre que nos for possível”, frisou.

Participaram da atividade ainda o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia de Santa Rosa, senhor Odaylson Eder; o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, senhor Daniel Claudy da Silveira; e o prefeito de Ijuí, senhor Andrei Cossetin, convidado para o debate a fim de relatar sua experiência enquanto gestor público formado pelo Programa em Desenvolvimento Regional da Unijuí. “Enquanto prefeito, eu bebo muito no conhecimento que a Unijuí nos oferece. Temos professores altamente qualificados e alunos de todos os níveis que estão focados em buscar melhorias e pensar o desenvolvimento das regiões. Nós, enquanto gestores públicos, precisamos nos amparar na tríplice hélice para garantir o desenvolvimento das nossas cidades e tenho certeza que Santa Rosa implementando as ações da mesma forma que Ijuí tem feito, nós ganharemos muito enquanto desenvolvimento conjunto para as duas cidades”, relatou.

Um novo encontro será marcado para discutir as estratégias de criação do Observatório Regional e também onde serão apresentados os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos de Desenvolvimento Regional da Unijuí para a região da grande Santa Rosa.