PPG em Desenvolvimento Regional da Unijuí dá início a Programa Imersão - Unijuí

PPG em Desenvolvimento Regional da Unijuí dá início a Programa Imersão

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 20 de julho, no Centro de Eventos da Unijuí, a primeira edição do Programa de Imersão do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. O evento propõe uma série de palestras, oficinas e painéis entre estudantes e docentes de Desenvolvimento Regional.

Antecedendo o início da imersão, os acadêmicos receberam seus cartões de estudante, visto que essa é a primeira oportunidade para muitos se encontrarem e conhecerem a Universidade.

Na abertura do evento, o coordenador do PPGDR, professor doutor Sergio Luis Allebrandt, destacou o quão importante é voltar a realizar um encontro presencial. “Em diversas situações é interessante e produtiva a forma remota. No entanto, estamos desde 2020 dando aulas, fazendo orientações e pesquisas somente no formato online. Estávamos com saudades desses encontros presenciais e por isso que definimos esse momento como imersão”, afirma.

Na sequência, os acadêmicos realizaram uma visita guiada à Universidade, orientada pelas acadêmicas Aline Benso e Caroline da Rosa. Os estudantes conheceram a secretaria do PPGDR, o prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques e a Incubadora Criatec.

Ainda pelo período da manhã, os estudantes se dividiram em grupos e realizaram reuniões  com seus respectivos orientadores. Já no turno da tarde, a recepção dos participantes contou com uma atividade cultural promovida pelo Grupo Folclórico de Dança do Centro Cultural Polonês de Ijuí e, na sequência, o professor doutor Adelar Francisco Baggio discorreu sobre "Ijuí: Capital Nacional e Internacional das Etnias".

Dando continuidade ao primeiro dia do Programa Imersão, ocorreu o painel “A relação entre Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e sociedade: relatos acadêmico-profissionais”, juntamente com os professores doutores Muriel Pinto e Alex Sander Barcelos Retamoso, da Unipampa.

Após o momento cultural proposto pelo doutorando Cristiano Palharin e pelo Coral Unijuí, o último painel da tarde, Pense marketing: uma trajetória de pesquisa e café”, foi protagonizado pelas professoras mestres Márcia Regina Conceição de Almeida e Simone Beatriz Nunes, além da professora doutora Lurdes Marlene Seide Froemming.

O evento segue até sexta-feira, dia 22 de julho, no Centro de Eventos da Unijuí. A programação pode ser acessada clicando neste link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí