Mestranda de Desenvolvimento Regional realiza estudo sobre a justiça itinerante - Unijuí

Mestranda de Desenvolvimento Regional realiza estudo sobre a justiça itinerante

Ao voltar a residir em Pejuçara, município localizado na região Noroeste do Estado, a mestranda do curso de Desenvolvimento Regional da Unijuí, Luana Carolina Bonfada, percebeu que a população encontrava dificuldades em acessar seus direitos. Dessa necessidade, surgiu a ideia de trabalhar a justiça itinerante como objeto de pesquisa de sua dissertação de mestrado. 

“A justiça itinerante é uma previsão constitucional que possibilita a descentralização dos serviços judiciários de comarcas para que os cidadãos possam ter acesso aos serviços em suas localidades”, explica Luana, acrescentando que viu nesse contexto uma alternativa para os cidadãos que residiam em sua cidade natal e que, por não se tratar de uma sede de comarca, acabavam tendo mais dificuldades em buscar o acesso aos seus direitos.

Segundo Luana, a pesquisa tem como objetivo estudar cidades que não são sedes de comarcas e que, portanto, enfrentam o mesmo problema. “Eu acredito que levando o acesso à justiça de forma mais fácil ou compreensível, com certeza estaremos implementando melhor o exercício da cidadania, que nada mais é do que um direito fundamental previsto na Constituição”, ressalta.   

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) objetiva a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. O PPGDR possui duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado, sendo destinado a graduados e mestres formados nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e áreas afins.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site ou entre em contato pelo telefone (55) 3332.0200 - Ramal: 3102 e e-mail ppgdr@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.