Programa em Desenvolvimento Regional participa de reunião sobre o cooperativismo - Unijuí

Programa em Desenvolvimento Regional participa de reunião sobre o cooperativismo

Nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, foi realizada uma reunião conjunta entre professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e integrantes das direções do Sistema Sescoop/RS e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). O objetivo do encontro, que ocorreu de forma online, foi proporcionar uma aproximação entre as instituições e a exposição de temas considerados prioritários pelo Sistema Cooperativo.

A reunião foi coordenada pelos professores do PPGDR, Pedro Luís Büttenbender e Nelson José Thesing, e contou com a participação do coordenador do Programa, professor Sérgio Luis Allebrandt, bem como de docentes vinculados ao tema do cooperativismo e pós-graduandos bolsistas do Sistema Cooperativo. Participaram também o diretor geral da Escoop, professor José Máximo Daronco, e o gerente de formação profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira. 

O professor Pedro Luís Büttenbender destacou que o debate visou o alinhamento de temas relacionados ao cooperativismo, gestão e governança tanto presentes no PPGDR como nos órgãos de representação do cooperativismo. “Tivemos uma histórica e qualificada reunião. Essa aproximação e alianças estratégicas entre a Unijuí, Sescoop e Escoop, com apoio das cooperativas da região, constituem-se em um centro de referência e de estudos de inovação direcionados ao cooperativismo”, ressaltou.

Atualmente, o PPGDR possui aproximadamente 10 mestrandos e doutorandos pesquisando e estudando o tema do cooperativismo como um tema estratégico para o seu respectivo projeto de Dissertação ou Tese, sendo que cinco deles possuem bolsa por meio de convênio firmado entre a Unijuí e o Sescoop/RS. “O cooperativismo é um tema importante na abordagem da temática do desenvolvimento regional, bem como traz aportes e contribuições decisivas no que diz respeito a qualificação da gestão e governança do próprio Sistema Cooperativo”, afirmou o professor Pedro Büttenbender.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.