Unijuí promove missão de estudos cooperativos - Unijuí

Unijuí promove missão de estudos cooperativos

O cooperativismo tem importante participação no desenvolvimento dos locais onde está inserido. Na região Noroeste, por exemplo, os interesses econômicos e sociais defendidos pelo modelo promovem benefícios diretos e indiretos aos cooperados e comunidades. Também em busca do desenvolvimento regional, a Unijuí é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) em diversas atividades, a exemplo da oferta do MBA em Gestão de Cooperativas, que conta com a participação exclusiva de colaboradores ou pessoas que possuem vínculos com cooperativas da região.

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Unijuí promoveu uma missão de estudos cooperativos, que contemplou visitas a entidades e representações do cooperativismo em Porto Alegre e Nova Petrópolis. Participaram da viagem estudantes do MBA, que pertencem às cooperativas Cotrirosa, Coopermil, Sicredi, Unicred e Unimed, bem como convidados dessas entidades que possuem interesse na temática. Além disso, integraram o grupo mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Regional que têm como tema de pesquisa o cooperativismo e docentes da Unijuí.

O coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Pedro Büttenbender, destaca que a viagem teve como objetivo oportunizar aos estudantes pós-graduandos da Unijuí, tanto do MBA quanto do Mestrado e Doutorado, um contato direto com experiências exitosas do cooperativismo e das origens do mesmo. “A viagem foi de pleno sucesso, pois atingimos nossos objetivos e tivemos uma excelente recepção das cooperativas e entidades visitadas, reforçando o papel estratégico que a Unijuí cumpre no processo de educação cooperativa, tanto no ensino, quanto na pesquisa e no relacionamento com o sistema cooperativo e sua representação”, afirma o professor.

As visitas iniciaram no Sescoop/RS, em Porto Alegre, onde os participantes foram acolhidos pelo diretor, Hélio de Oliveira, e pelo professor da Escoop/RS, Deivid Forgiarini. O grupo pôde aprofundar o conhecimento sobre a organização do cooperativismo a nível estadual, nacional e mundial. Na oportunidade, também foram apresentados os programas já desenvolvidos em parceria com as cooperativas e as novidades do Serviço.

Na sequência, os participantes visitaram o Centro Administrativo Sicredi, onde foram recebidos pelo presidente nacional da Sicredi Participações, Fernando Dall’Agnese, e conheceram alguns espaços físicos e projetos, especialmente ações ligadas ao ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

No segundo dia, as atividades iniciaram na Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, onde os participantes conheceram projetos, estruturas e as marcas das origens do cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul, através de uma palestra ministrada pelo presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, e de uma visita guiada pelo professor Mário Konzen ao Memorial do Padre Amstad e à Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.

A última experiência, com objetivo cultural, foi no município de Encantado, junto ao monumento Cristo Protetor, projeto viabilizado coletivamente a partir de lideranças locais e que contribui para o crescimento do setor de turismo da região.

A estudante do MBA em Gestão de Cooperativas, Cláudia Arenhardt, destaca a importância das vivências, para complementar os aprendizados da Pós-Graduação e das rotinas de trabalho. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto aquilo que, ao longo do MBA, estudamos e referenciamos. A troca de ideias e experiências com diferentes ramos do cooperativismo foi de grande valia e agregou ainda mais conhecimento, especialmente com ideias e aplicações passíveis às nossas cooperativas”, relata Cláudia.