Professor da Unijuí passa a integrar o Subcomitê de Preços de Transferência da ONU - Unijuí

Atuando junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, o professor doutor em Economia Internacional, Argemiro Brum, aceitou o convite e agora integra o subcomitê de Preços de Transferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele recebeu o convite por meio do professor da FGV, Marcos Valadão, em nome do Subcomitê, após o grupo ter realizado consulta junto ao setor do agronegócio brasileiro e após a análise do seu currículo.

“Eles precisavam de um brasileiro para assessorar os trabalhos na área do mercado da soja, especificamente. Este subcomitê estuda o comércio de Produtos Primários a nível internacional, visando compreender e indicar caminhos sobre as ações relativas aos preços de transferência, assunto de estudo junto à ONU e que influencia o comércio mundial de commodities”, explicou o professor Argemiro, que terá como tarefa principal, neste momento, colaborar na leitura, análise e sugestões de documentos que o subcomitê escreve sobre o tema do comércio mundial de commodities, a fim de municiar os órgãos superiores da ONU, visando a condução de caminhos para melhorar os negócios entre os países membros.

“Portanto, neste momento, sou uma espécie de revisor dos artigos que estão sendo produzidos pelo subcomitê. Inclusive, um primeiro relatório preliminar já está chegando em minhas mãos para análise”, comentou o professor, lembrando que são quatro revisores/analistas que compõem esta tarefa junto ao subcomitê: ele, que é coordenador do Centro Internacional de Análises Econômicas e Estudos de Mercado Agrícola da Unijuí; o doutor Gary Gereffi, diretor do Centro de Pesquisa de Cadeias Globais de Valor da Duke University; o doutor Peter Goldsmith, diretor do Laboratório de Inovação Feed the Future para Pesquisa da Cadeia de Valor da Soja na Universidade de Illinois; e o doutor Roger Norton, diretor do Centro de Pesquisa e Educação sobre Café da Texas A&M University.

Argemiro diz que se sente feliz pelo convite, já que é mais um reconhecimento ao trabalho que está realizando na Unijuí e, mais precisamente, junto ao PPGDR, com apoio histórico  de cooperativas, sindicatos, professores, colaboradores que compõem ou compuseram o quadro funcional da Unijuí, além de outros órgãos do setor primário regional.

“São cerca de 45 anos de vida dedicados a essa atividade do ensino, pesquisa e extensão dentro da Unijuí. Então, quando convites assim chegam, temos a valorização do esforço de pesquisador, estudioso, professor e cidadão que sempre procuro desenvolver em favor da região e do País. Isso tudo graças ao imenso valor que a Unijuí possui em sua obra de ensinar em prol do desenvolvimento. Me sinto recompensado e agradecido em poder participar de tamanho empreendimento comunitário”, disse.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, professor doutor Daniel Baggio, as atividades assumidas pelo professor Argemiro Brum contribuem de maneira positiva tanto para o PPGDR quanto para a Unijuí, reforçando a atuação do professor e do Programa diante da análise dos mercados, principalmente quanto aos preços das commodities agrícolas no Brasil.

“Vale lembrar que no PPGDR temos muitos estudos, dissertações e teses, que foram realizados analisando os impactos do câmbio, a oscilação dos preços e o comportamento do investidor, e as suas repercussões no desenvolvimento regional. Portanto, ao integrar o Subcomitê de Preços de Transferência da ONU, temos uma atuação ainda maior dos docentes em análises comparativas locais, regionais com contextos internacionais, fortalecendo a importância das atividades e estudos realizados no PPGDR da Unijuí”, finalizou.