Unijuí reforça seu posicionamento como referência para o Cooperativismo - Unijuí

Unijuí reforça seu posicionamento como referência para o Cooperativismo

Nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) e a Somos Coop, promoveu o "Pitch da Cooperação".

No início do evento, o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração e do PPGDR, explicou os principais objetivos do Pitch da Cooperação. "Vamos apresentar e demonstrar às organizações cooperativas, ao Sescoop e entidades vinculadas, o estágio e o desenvolvimento de projetos que os mestrandos, doutorandos e professores vinculados ao Programa estão desenvolvendo. O Pitch tem como finalidade apresentar e ouvir dos dirigentes e diretores do sistema cooperativo, sugestões, contribuições e expectativas que o mundo cooperativo alimenta, e que o sistema de pesquisa de um Programa Stricto Sensu pode contribuir no seu aprimoramento através da pesquisa e dos programas de formação", disse.

O coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional, professor doutor Daniel Baggio, destacou a relevância de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Mestrado e Doutorado. "Este é o momento que nós temos para discutir, apresentar os projetos, conhecer e trazer ao público. Vários estudos que fazemos têm implicações no dia a dia das cooperativas", enfatizou.

Os estudantes e professores do PPGDR apresentaram projetos que envolvem temáticas com alta influência sobre o cooperativismo na atualidade e em suas perspectivas futuras, como gestão e governança de cooperativas; intercooperação; mudanças e inovações em cooperativas; mudanças climáticas e energéticas e repercussões em cooperativas; e  sustentabilidade com destaques relacionados ao ESG Environmental, social and Governance.

Após o período de apresentação, os dirigentes das cooperativas puderam dar suas contribuições sobre o que está sendo desenvolvido no Programa.Estiveram presentes no Pitch da Cooperação o presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Darci Pedro Hartmann, Márcio Port; presidente do Sicredi União RS/ES, Sidney Strejevitch; vice-presidente Sicredi Culturas RS/MG, Paulo Rogério Sapiezinski; presidente da Cresol Rio grande do Sul, Afrânio Dalcin; vice-presidente da Cotripal, Tiago Sartori e presidente Cotrijal Nei César Manica.

Para encerrar, o coordenador Daniel Baggio enfatizou a necessidade de dar continuidade ao Pitch da Cooperação com um novo tema, para manter a atualização de assuntos importantes para o cooperativismo. "Precisamos estar sempre atualizados, antes para isso precisávamos ir até Porto Alegre, e agora, temos os programas como forma de atualização constantemente, seja pelo mestrado ou doutorado, ou pelos Programas Lato Sensu. Essa atualização se faz importante, entretanto, mais significativo do que aprender individualmente, é sistematizar e compartilhar. O compartilhamento faz parte, é um dos motores do cooperativismo, pois quando fazemos isso conseguimos trabalhar de maneira coletiva", finalizou.