Prefeito de Ijuí recebe o título de mestre em Desenvolvimento Regional pela Unijuí - Unijuí

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin Sczmanski, recebeu nesta quarta-feira, 11 de outubro, o título de mestre em Desenvolvimento Regional pela Unijuí. O ato ocorreu no PPGDR e contou com a presença do vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, professor Daniel Baggio; e demais professores e membros do colegiado.

Ao receber o diploma, Andrei observou sua trajetória no mestrado e falou sobre a busca por conhecimento. “Ingressei no mestrado para me preparar para ser prefeito de Ijuí. Hoje, ocupando este cargo, me sinto muito feliz e honrado de receber o título de mestre em Desenvolvimento Regional. O modo que eu fui desconstruído e reconstruído estando no mestrado foi algo inacreditável tanto na questão social como administrativa. Por isso, o conhecimento que adquiri ao longo do mestrado, mostra que todo o esforço valeu a pena, principalmente, por poder implementar políticas públicas com embasamento técnico. Essa formação me ajuda a criar possibilidades e a transformar realidades”, destacou, agradecendo ainda o seu orientador, professor Sérgio Allebrandt e o coorientador, professor Daniel Claudy da Silveira.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, professor Daniel Baggio, destacou a importância da Universidade estar capacitando gestores municipais. “O PPGDR tem duas linhas de pesquisa e uma delas volta-se às políticas públicas, planejamento urbano e a gestão de território e, a partir disso, temos uma presença muito grande voltada a alunos que integram cargos na administração pública como, prefeitos e vereadores. Então, essa é uma maneira que nós temos de colaborar com a formação destes políticos para que eles possam intervir e contribuir para o desenvolvimento em suas regiões, pensando em uma gestão e no planejamento do território, identificando oportunidades e pontos prioritários para os seus municípios”, frisou.

O PPG em Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro para os cursos de Mestrado (25 vagas) e Doutorado (12 vagas), neste link. O programa é estruturado na área de concentração de Planejamento e Gestão, com a divisão em duas linhas de pesquisa distintas: a primeira aborda Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território, e a segunda se dedica ao estudo da Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.