Doutoranda de Desenvolvimento Regional da Unijuí recebe Prêmio Top Inovação 2023 - Unijuí

A estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Raíssa Schorn, recebeu um reconhecimento do seu trabalho ao vencer uma das categorias do Prêmio Top Inovação Uninter 2023.

O Prêmio Top Inovação 2023 reconhece e celebra projetos inovadores em andamento, capazes de promover mudanças significativas nas comunidades, além de destacar a importância da criatividade e da busca por soluções inteligentes e transformadoras em diversas áreas.

Raíssa venceu a categoria "Arquitetura, Cidade e Design" com o projeto "Aprender pode Render". “O projeto visa incentivar a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para isso, estabelecemos parcerias com escolas públicas da região para identificar alunos dedicados e em situação de vulnerabilidade. Posteriormente, apresentamos o projeto aos estudantes e seus familiares, perguntando às crianças qual espaço em sua casa desejam transformar e, em seguida, presenteamos os beneficiários com um espaço planejado e personalizado para atender às suas necessidades”, explicou a doutoranda.

Para a estudante, o projeto “Aprender pode Render” não somente aborda as lacunas educacionais e sociais enfrentadas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas também se integra de forma intrínseca aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ao fomentar a educação, é possível reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida, promover práticas atraentes e fomentar parcerias colaborativas. Neste sentido, o projeto exemplifica a viabilidade de ações locais que reverberam globalmente, além de também ter um foco ambiental, onde todo o material que seria descartado pela fábrica é reaproveitado de forma eficiente na criação desses espaços personalizados”, pontuou.

Segundo Raíssa, receber o prêmio foi um reconhecimento pelo seu trabalho. “Foi uma experiência indescritível. A felicidade que senti foi imensa, especialmente porque se tratava de um projeto social, muitas vezes subestimado em termos de relevância. Fiquei profundamente emocionada e orgulhosa, considerando que conquistamos esse prêmio em uma competição com mais de 200 projetos inovadores e exclusivos de pessoas de todo o Brasil. Esse reconhecimento representa um grande estímulo para continuarmos fazendo a diferença na vida desses jovens”, finalizou.