Professor da Unijuí realiza intercâmbio acadêmico de pesquisa e cultura em Portugal e Espanha - Unijuí

O professor doutor Pedro Luís Büttenbender esteve recentemente, nos meses de outubro e novembro, em um intercâmbio acadêmico, pesquisa e cultura na Espanha e Portugal, a convite da Universidade de Vigo -UVigo. Na oportunidade, foram ministradas aulas e conferências, além de reuniões de trabalho sobre projetos conjuntos com as pautas de inovação, empreendedorismo, cooperativismo, desenvolvimento e integração de fronteiras.

“A UVIgo é uma das Integrantes da Rede Athena, uma rede de nove Universidades Europeias, e representando as Universidades Unijuí, UGD e Red Cidir, realizamos reunião conjuntas no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, para elaboração de projetos de Cooperação Europeia e Sul-Americana, a partir das ações das duas Redes de Universidades”, destaca o professor.

O professor ressalta ainda a troca de saberes e experiências sobre inovação, cooperativismo, integração de fronteiras e desenvolvimento. “Estes nos impressionam e motivam a reconhecer as coisas boas externas e a valorizar os conhecimentos e capacidades geradas, de forma decolonial, nos territórios sul-americano, brasileiro e na região de fronteira. Nossas competências, oportunidades e qualidades pontos fortes devem ser empoderadas pela definição e pactuação de agendas consensuadas de futuro e, através da integração de políticas públicas e cooperação, ampliar nossos espaços de trabalho, pesquisa, empreendedorismo, desenvolvimento territorial e felicidade”, relata.

O intercâmbio contemplou também visitas Sacras a Santiago de Compostela (Espanha) e ao Santuário de Fátima (Portugal) e a vista às Universidades do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Madri.

No início de dezembro, estará na região o professor Galego Dr. Francisco Xavier Martínez Cobas, para tratar de um projeto de integração entre a Fronteira do Brasil e a Argentina, orientado pela trajetória da região ibérica. Também terão estudantes da graduação da Unijuí e UVigo realizando intercâmbios.