
A Unijuí e o Instituto Agregar, Hub de Inovação do município de Panambi, assinaram na última terça-feira, 7 de dezembro, um termo de convênio que permitirá a realização de ações, projetos e atividades conjuntas, voltadas à inovação e ao desenvolvimento de Panambi e de toda a região.
Representando a Unijuí, estiveram o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg, que assume como reitor nesta quinta-feira; o então coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), que assume hoje o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Daniel Baggio; a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, juntamente com a analista de Planejamento da Incubadora, Elizandra da Silva; e o professor do PPGDR Nelson José Thesing. O Instituto Agregar foi representado pelo presidente, Angelin Adams, que é CEO da Bruning, e pela gestora executiva Patrícia Lazzarotti Garcia.
Conforme explica o professor Daniel Baggio, a parceria se desdobra em dois convênios: entre a Unijuí e o Instituto Agregar, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações para as empresas, a partir de ações, de parcerias para pesquisas e de contribuições conjuntas para a escrita de projetos que visam captar recursos para a compra de equipamentos e de novas tecnologias. “A parceria permitirá a realização de ações concretas que visam potencializar a inovação e o desenvolvimento de Panambi e região, permitindo a integração de esforços entre várias instituições. E aqui eu me refiro às empresas que integram o Instituto Agregar, o governo, a sociedade e as instituições de ensino”, explicou.
Um segundo convênio foi realizado entre a Unijuí e o PPGDR para a oferta de bolsas de estudos. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional disponibilizou duas bolsas de estudos de 100% para o curso de Doutorado, para pessoas que integram as empresas que formam o Instituto Agregar. Em contrapartida, o Instituto Agregar vai pagar quatro bolsas de estudos 100% para o curso de Mestrado, também voltadas aos colaboradores destas empresas. “Os estudantes contemplados com estas bolsas deverão ter seus trabalhos voltados à inovação. Nosso objetivo é exatamente desenvolver essa temática em nossa região”, completou o professor Daniel.
Neste mesmo encontro, o grupo da Unijuí divulgou o Hub de Inovação recentemente lançado em Ijuí e chamado de Centro Integrado de Tecnologia e Inovação - Citi Hub, criado a partir de uma parceria entre empresários locais, Universidade e poder público. O objetivo é que o Instituto Agregar contribua com suas experiências para o desenvolvimento do Citi Hub.
.jpeg)

