Gestões de prefeitos egressos e estudantes do PPGDR têm destaque em nível nacional - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí se destaca por levar conhecimentos a docentes e profissionais que atuam em setores como organizações públicas, privadas e da sociedade civil. O Programa também influencia na participação ativa dos governos atuais e nas articulações políticas regionais.

A formação busca desenvolver as cidades e regiões, proporcionando melhor qualidade de vida às populações e dá mais conhecimento aos seus estudantes, que têm obtido destaque em nível nacional. Alguns deles são prefeitos e o conteúdo adquirido no PPGDR  tem possibilitado o desenvolvimento dos municípios que gerem. Atualmente, os prefeitos de Panambi, Daniel Hinnah, e de Ijuí, Andrei Cossetin são egressos do curso de Mestrado, enquanto que o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, e a prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene, são estudantes do programa.

Recentemente, as cidades de Panambi e Santa Rosa tiveram destaque no prêmio Band Cidades Excelentes, que premia as melhores gestões do País. Dentro do ranking de municípios de 30 mil  a 100 mil habitantes, Panambi ficou entre as três melhores cidades do Brasil na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, com as melhores médias do Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA. Já Santa Rosa, foi reconhecida e selecionada entre as três melhores cidades para se viver no Brasil e a melhor no Estado do Rio Grande do Sul, no eixo de 30 mil a 100 mil habitantes.

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, teve o reconhecimento de sua gestão em abril de 2023, quando recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2023, no segmento Tecnologia na Educação. Entre os fatores utilizados para a seleção está o reconhecimento da utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, no intuito de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Já a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, é uma das integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A sua gestão foi reconhecida com o prêmio Cidades Sustentáveis, que lista as boas práticas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Francisco Morato foi reconhecida pelo programa Morato Inclusiva e Sustentável que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social na cidade.

De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, o mestrado em Desenvolvimento Regional tem auxiliado para esses reconhecimentos e para as gestões municipais. “O programa vem contribuindo para a formação desses prefeitos, que adquirem conhecimentos técnicos e teóricos atualizados, os quais são colocados em prática durante as gestões nos seus municípios, auxiliando toda a comunidade. Esses prêmios são mérito desses gestores, que buscaram adquirir conhecimento no nosso programa de Mestrado”, destaca.

O curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional está com processo de seleção aberto. As inscrições podem ser feitas no site da Unijuí, clicando na aba “Processo Seletivo e Matrícula”, até o dia 25 de fevereiro. A formação se destina a graduados formados em áreas das Ciências Humanas e Sociais e áreas afins (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, etc.). Mais detalhes sobre linhas de pesquisa e inscrições podem ser acessados no site do PPGDR.