PPGDR integra agenda de visitas a ecossistemas de inovação em Santa Catarina - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR) oportuniza aprendizado e conexões com empreendedores, projetos inovadores e iniciativas que movimentam o ecossistema de inovação. No final do mês de maio, representantes do Programa integraram comitiva da Universidade em intensa programação em Florianópolis e Itajaí/SC, com visitas a importantes polos de inovação e tecnologia, intitulada “Missão: descobrindo Florianópolis”.

A agenda de visitas foi desenvolvida em instituições de referência como o Sapiens Parque, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Centro de Inovação Acate Primavera, Incubadora Midtec, Impact Hub, Incubadora Celta e Bridge Aceleradora. Um destaque foi a participação na palestra com Moacir Marafon, um dos fundadores de uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina, a Softplan.

Em Itajaí, a programação foi concentrada na Univali, onde a comitiva conheceu as ações da Diretoria de Inovação, o projeto Salas Parceiras e o laboratório IoTec Lab, que é um laboratório multiusuário moderno equipado com tecnologias avançadas, que possui projetos em parceria com empresas como a WEG e a central de laboratório analitico Clean. “Foi uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre o papel estratégico dos ambientes de inovação no desenvolvimento regional. As experiências que conhecemos reforçam que territórios inovadores não nascem por acaso: eles são resultado de articulação, cooperação e visão de futuro entre universidades, empresas, poder público e sociedade. Como discente do PPGDR, vejo que essas agendas nos ajudam a conectar teoria e prática, além de inspirar soluções que respeitam as singularidades de cada região. Fortalecer os ecossistemas é, acima de tudo, fortalecer o protagonismo local e criar condições para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável”, avalia Vanise Andréia Correa Prates, doutoranda do Programa.

A missão técnica também buscou estreitar laços com entidades catarinenses para possíveis parcerias e cooperação interinstitucional. Também esteve participando das visitas a professora doutora Euselia Paveglio Vieira, sendo recepcionadas pela doutoranda Ana Elisa Cassol, doutoranda do Programa que atualmente faz parte da Equipe da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), além das doutorandas Raíssa Castro Schorn e Patricia Lazzarotti Garcia; e mestranda Isabela Albarello Dahmer.

Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.