.jpeg)
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Natália Dias de Oliveira, participou, em Porto Alegre, do primeiro Pitch Reverso do Semear Agro Hub. O evento reuniu empresas, startups e instituições de ensino em um espaço de diálogo e inovação aberta, com o objetivo de impulsionar a inovação no setor do agronegócio e em áreas estratégicas da região Noroeste do Rio Grande do Sul.
No formato reverso, foram as empresas que apresentaram seus desafios para que startups e parceiros pudessem propor soluções inovadoras. A doutoranda participou do encontro através da Cotrirosa, onde é bolsista pelo Profap. Ela apresentou três desafios voltados à automação e à eficiência de processos. “Tivemos a oportunidade de conhecer um novo ecossistema, estabelecer conexões com empresas e compartilhar experiências que ampliam nossos horizontes. Foi um momento marcante para a Cotrirosa, pois evidencia o compromisso da cooperativa em investir em inovação e desenvolvimento regional”, avalia.
A participação da Unijuí e do PPGDR, por meio de seus estudantes e pesquisadores, evidencia a relevância da Universidade no processo de inovação regional. Fortalece-se o vínculo entre a Instituição e a comunidade, e assegura-se que o conhecimento científico e tecnológico gerado contribua diretamente para a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio, bem como de outros setores estratégicos. O Semear Agro Hub, inaugurado em junho deste ano em Santa Rosa, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Tecnopuc/PUCRS.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes


