
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí esteve inserido, com as doutorandas Raquel Carine Matz Gutknecht, Silvia Cristina Padilha da Costa e Vanise Andréia Correa Prates, do “Encontro C&S – Cegos e Surdos: realidade, desafios e perspectivas”, promovido por entidades de Ijuí na última semana, com o objetivo de promover equidade, respeito e oportunidades para uma convivência mais justa e humana, e fortalecer a diversidade para dar voz e espaço na sociedade a todas as pessoas.
Raquel fez uma fala sobre sua pesquisa que aborda a questão da Felicidade. Já Silvia, que também é diretora do Centro de Atendimento Integral ao Surdo (Cais), foi uma das organizadoras do evento, além de atuar como intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), enquanto que Vanise participou de uma ação de integração no Cais. A inserção do PPGDR evidencia a importância de sua integração com a sociedade, fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento regional.
Na programação do encontro, que integrou a Semana da Pessoa com Deficiência, foram realizadas palestras e rodas de conversa com profissionais da educação, saúde e assistência social, além de relatos de pessoas com deficiência, que compartilharam suas vivências e desafios no cotidiano.
Para integrar ainda mais os participantes, foram realizados momentos culturais, entre eles, com a participação da prendinha Diuly Bruxel, que abrilhantou o evento com poesia e danças gauchescas. A doutoranda Silvia Cristina destaca que esses encontros promovem a valorização da pessoa com deficiência. “Além disso, favorecem a conscientização da comunidade sobre as potencialidades e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, ampliando o respeito, a empatia e a inclusão social.”
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes
