
Com a proposta de ser um grande encontro de ideias e criatividade voltado para o futuro do bioma Pampa, a Unijuí recebeu, no início de setembro, o Ideathon InovaPampa. O evento foi um desafio socioambiental, promovido pela Universidade, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e da Incubadora de Impacto Social e Ambiental da Unijuí (Itecsol), em parceria com o Impulsa Ijuí e Sebrae RS, com a proposta de ser grande encontro de ideias e criatividade voltado para o futuro do bioma Pampa.
Durante o evento, os participantes trabalharam em equipes, desenvolvendo propostas e apresentaram ideias através de pitchs, levando em conta o reconhecimento e oportunidades de conexão com o ecossistema de inovação. Os trabalhos foram coordenados pela mentora Josiane Ferreira, que conduziu a atividade por meio da metodologia Sementes Negócios.
Dentre as propostas, o grupo formado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Vanise Prates, André Sartori, Camila Saraiva, e pelo egresso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Tiago Muller ganhou destaque no evento. A ideia proposta por eles será submetida a um edital estadual, concorrendo com outras iniciativas de diversas regiões.
Segundo Vanise Prates, essa foi uma experiência enriquecedora. “Estar em um ambiente de cocriação com empreendedores e representantes do ecossistema de inovação mostrou, na prática, a força da colaboração para transformar ideias em soluções. Iniciativas como o Inova Pampa são fundamentais por criarem espaços de incentivo à pesquisa e à inovação, conectando ideias ao mercado e inspirando empreendimentos sustentáveis para o desenvolvimento regional”, ressaltou.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes
