
Eventos de empreendedorismo e inovação reúnem ideias, talentos e oportunidades para impulsionar negócios e transformar realidades. Estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - PPGDR, sempre conectados a esses movimentos, têm participado de eventos em diferentes regiões do Brasil, como o ELI Summit RS, em Santa Maria, e o Startup Summit 2025, em Florianópolis.
A participação nos eventos reforça o papel do PPGDR como protagonista no diálogo entre pesquisa, inovação e desenvolvimento regional, projetando suas pesquisadoras em espaços estratégicos, conectando academia e mercado, e demonstrando que o conhecimento gerado na universidade tem impacto direto na construção de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.
ELI Summit – É um dos principais encontros sobre inovação e liderança empreendedora no Sul do país, reunindo pesquisadores, empreendedores e lideranças que estão transformando seus territórios por meio de novas ideias, tecnologias e práticas colaborativas. O evento promove conexões estratégicas, debates qualificados e o fortalecimento do ecossistema de inovação, sendo realizado nesta semana, de 22 a 26 de setembro, em Santa Maria.
As alunas do PPGDR, Natália Oliveira e Raíssa Castro Schorn, marcaram presença no evento. A doutoranda Raíssa participou das rodadas de conversa em mesas temáticas sobre cidades inteligentes e desenvolvimento urbano, indicadores de inovação e governança territorial. Nesta última, o debate sobre governança também contou com a mentoria de Maria Odete Palharini, da Criatec/Unijuí, ampliando a reflexão sobre como diferentes atores podem atuar em redes colaborativas. Raíssa destacou que a experiência representou mais um importante aprofundamento para sua tese de doutorado, que investiga o papel das cidades inteligentes e da inovação aberta no desenvolvimento regional.
Startup Summit – Realizado entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, no CentroSul, em Florianópolis, o evento é considerado um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo do Brasil. Reuniu mais de 10 mil participantes, delegações nacionais e internacionais, mais de 200 palestrantes e centenas de startups e empresas de tecnologia, consolidando-se como um espaço estratégico de aprendizado, networking e novos negócios.
Entre as participantes do PPGDR, esteve a doutoranda Raíssa Castro Schorn, que desenvolve pesquisa sobre cidades inteligentes e inovação, com foco em inovação aberta e no papel dos atores da quádrupla hélice (universidade, governo, empresas e sociedade civil) na estruturação de ecossistemas de inovação. Sua presença no evento representou uma oportunidade de ampliar diálogos entre a academia e o mercado, conectando a pesquisa a práticas que vêm transformando territórios e fortalecendo a relação entre ciência, inovação e desenvolvimento regional.
Também participaram a mestranda Isabela Albarelo Dahmer, que atua como gestora de Inovação e Tecnologia no Programa Inova RS, levando ao evento sua experiência na articulação de ecossistemas de inovação no Estado, e a mestranda Ana Elisa Cassal, que pôde vivenciar de perto o ambiente dinâmico de negócios e empreendedorismo proporcionado pelo encontro.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional – PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
.jpeg)
.jpeg)
