Doutoranda do PPGDR palestra em eventos internacionais sobre cidades inteligentes e inovação - Unijuí

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Raissa Schorn, participou, entre os dias 15 e 17 de setembro, em Foz do Iguaçu, de dois grande eventos da área de inovação e desenvolvimento urbano da América Latina: o InnovaCities – Fórum Internacional das Cidades Inovadoras e o IA LATAM – Congresso Internacional de Inteligência Artificial. 

A estudante foi convidada a integrar o painel “Destino Turístico Inteligente: Reinventando Destinos para a Experiência do Visitante”. Em sua palestra, destacou a relação entre o desenho urbano e a experiência do visitante em Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), conectando sua análise ao campo das cidades inteligentes e da inovação, que constituem o eixo central de sua pesquisa acadêmica.

Raíssa apresentou como o planejamento urbano impacta diretamente a atratividade e a vivência dos turistas e como a aplicação de princípios das cidades inteligentes pode gerar soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a qualidade da experiência nos destinos. Sua participação reforçou a importância de aproximar teoria e prática, trazendo os resultados da pesquisa acadêmica para o debate público internacional.

O convite recebido para palestrar no InnovaCities e IA Latam reflete o reconhecimento da relevância de sua trajetória acadêmica, marcada pelo foco em cidades inteligentes, inovação aberta e desenvolvimento territorial. Assim, Raíssa Schorn fortalece sua atuação como pesquisadora e palestrante, contribuindo para o avanço do debate sobre o futuro das cidades e dos territórios na América Latina.

Os eventos tiveram caráter internacional, não apenas pelo público diverso, mas também pela presença de participantes de 15 países, incluindo representantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de gestores públicos, pesquisadores e especialistas que trouxeram experiências globais para o debate sobre o futuro das cidades e da inteligência artificial. Ao todo, foram aproximadamente 1.200 inscritos que circularam diariamente pelos palcos e atividades, consolidando Foz do Iguaçu como ponto de encontro estratégico para essas discussões.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.