
Jefferson Luis Daltro Monteiro da Silva, reconhecido pelo engajamento em causas ambientais e acadêmicas, professor, advogado e pesquisador, foi convidado pelo Governo Federal para integrar a Zona Verde da Conferência do Clima das Nações Unidas, a Cop-30, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará. Ele apresentará a proposta de criação do Fundo Global do Pantanal e mecanismos para salvaguardar territórios atingidos por extremos climáticos como nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Mato-grossense, ele é doutorando do PPGDR/Unijuí, através do programa interinstitucional com a Unilassale – Lucas do Rio Verde – MT. “Este convite reforça a importância do trabalho que temos desenvolvido pela defesa do Pantanal e pela mobilização da sociedade em torno das questões climáticas”, afirma.
Na COP-30, o pesquisador pretende apresentar a proposta de criação do Fundo Global do Pantanal (Pantanal Global Fund), iniciativa voltada à captação de recursos nacionais e internacionais para o financiamento de ações de desenvolvimento sustentável no bioma Pantanal, com destaque para o combate às queimadas e a preservação das águas.
Segundo o coordenador do Programa, professor doutor Argemiro Luís Brum, é uma alegria o PPGDR estar representado em um evento tão importante. “A presença do nosso doutorando Jefferson na COP-30 reforça o compromisso com esses temas e nos permitirá ampliar o conhecimento a partir das experiências e debates vivenciados lá”, salienta.
Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio, ter um doutorando presente no evento faz com que a universidade, a cidade e a região tenham voz também nesse momento. “Para nós é motivo de orgulho e de grande satisfação, ter essa representação da nossa universidade neste grande debate mundial”, observa.
Já para o Reitor da Universidade, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, evidencia de forma muito lapidar o seu engajamento na causa e o respaldo que o Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí confere aos seus estudantes, capacitando-os a contribuir para o debate e a construção conjunta de soluções em eventos dessa magnitude. “É com muita alegria e orgulho que somos notificados dessa indicação e desejamos ao doutorando todo sucesso em suas proposições”, complementa. COP30 - A Conferência das Partes (COP) é o maior evento das Nações Unidas global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima.
O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá ao mundo uma plataforma única para debater soluções para a mudança do clima com os pés fincados no coração da Amazônia. Como país anfitrião, o Brasil está comprometido em fortalecer o multilateralismo e a implementação do acordo de Paris.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.