
A Unijuí acaba de lançar mais um Mestrado Interinstitucional (Minter), agora em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Minter em Desenvolvimento Regional teve seu projeto encaminhado em 2023 e, após aprovação, foi homologado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital foi recentemente publicado, disponibilizando 35 vagas, com inscrições abertas até o dia 7 de novembro.
O principal objetivo do programa é fortalecer a formação acadêmica e científica na Amazônia, ampliando a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais interessados em compreender e atuar nos processos de desenvolvimento territorial e sustentável.
“A Unijuí tem se destacado neste processo de formação e qualificação em regiões mais distantes, como Norte e Nordeste do País, levando cursos de mestrado e doutorado que, até então, não eram oferecidos. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento das localidades”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor lembra que dois docentes da UEA realizaram pós-doutorado na Unijuí, relação que possibilitou a construção da nova parceria. “Há cerca de quatro anos encerramos o Minter com a Faculdade Unica de Minas Gerais. Em 2026, teremos dois novos Minters, na Universidade de Balsas, nas áreas de Direito e Atenção Integral à Saúde. Seguiremos levando desenvolvimento e educação de qualidade às regiões mais distantes”, completou.
O Minter em Desenvolvimento Regional tem vagas destinadas, exclusivamente, aos servidores da UEA, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz).
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail ppgdr@unijui.edu.br. Todos os critérios e requisitos para participação estão disponíveis no edital, no site unijui.edu.br/ppgdr.