
O docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Sérgio Luís Allebrandt, realizou uma missão acadêmica internacional entre os dias 5 e 14 de junho, junto à Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN), em Quito. A agenda incluiu participação em eventos científicos, reuniões institucionais e atividades voltadas ao fortalecimento da cooperação entre a Unijuí e universidades equatorianas.
A missão foi motivada pelo convite recebido pelo professor para integrar o painel de abertura do 15º Congresso Mundial da Associação Internacional de Ciência Regional (Regional Science Association International – RSAI), um dos mais importantes eventos internacionais da área. Aproveitando a oportunidade, foi organizada uma programação acadêmica junto à EPN, instituição parceira da Unijuí desde 2019, por meio de convênio de cooperação firmado com o PPGDR.
No dia 8 de junho, o professor participou do “V Jornadas de Administração, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, promovidas pela Faculdade de Ciências Administrativas da EPN, ministrando a conferência “Construyendo Redes para la Investigación: experiencias y oportunidades de cooperación entre Unijuí y la EPN”. A atividade reuniu professores, pesquisadores, mestrandos e doutorandos da instituição, destacando as experiências de internacionalização desenvolvidas pela Unijuí e as possibilidades de ampliação das parcerias entre as duas universidades.
Já no dia 9 de junho, durante a abertura do 15º Congresso Mundial da RSAI, realizada no Centro Cultural Metropolitano de Quito, o professor Sérgio integrou o painel “Sustainability, Innovation, and Welfare in Cities”, ao lado de representantes do poder público e de organismos internacionais. O debate reuniu especialistas para discutir os desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade, inovação e qualidade de vida nas cidades.
Outro importante compromisso da missão ocorreu no dia 10 de junho, quando foi realizada uma reunião de coordenação acadêmica para dar continuidade ao projeto de criação da Maestría en Desarrollo Regional na Escuela Politécnica Nacional. A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido desde 2015 entre professores do PPGDR da Unijuí e do Departamento de Estudios Organizacionales y Desarrollo Humano da EPN. Com os estudos em fase final, a expectativa é de que o curso seja ofertado ainda em 2026, contando com a participação de quatro docentes da Unijuí em sua estrutura acadêmica.
A agenda internacional também contemplou uma visita institucional à Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), onde o professor foi recebido pelo decano da PUCE-TEC, professor Roberto Sánchez. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação entre as instituições, especialmente nas áreas de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação, extensão universitária, inovação e desenvolvimento de projetos conjuntos.
Além das reuniões institucionais, o professor Sérgio participou, entre os dias 10 e 12 de junho, de seminários de apresentação de projetos de tese do Doutorado em Gestão Tecnológica da EPN e ministrou o seminário temático “Desarrollo Regional e Integración”, contribuindo com a formação de doutorandos e com o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e equatorianos.
Encerrando a missão, no dia 14 de junho foi realizada uma reunião de planejamento do Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro de 2026, no Equador. Com o tema “Desarrollo regional, cooperación e integración: el rol de la universidad”, o evento reunirá professores da Unijuí e da Escuela Politécnica Nacional, consolidando mais uma ação de cooperação internacional entre as instituições.
Para o professor Sérgio Luís Allebrandt, a missão acadêmica evidencia o reconhecimento internacional conquistado pelo PPGDR e pela Unijuí ao longo dos últimos anos. "A consolidação dessas parcerias amplia as oportunidades de intercâmbio científico, fortalece a internacionalização do Programa e cria condições para o desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos e projetos conjuntos voltados aos desafios do desenvolvimento regional. Mais do que representar a Unijuí em um congresso internacional, esta missão permitiu avançar em iniciativas concretas de cooperação acadêmica que produzirão resultados para ambas as instituições", destaca.
Por Cláudia Guimarães Scherer, Doutoranda em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes
