Professor da UNIJUÍ visita doutorandos na Espanha e em Portugal - Unijuí

Professor da UNIJUÍ visita doutorandos na Espanha e em Portugal

Professor José Pedro Boufleuer acompanha atividades de doutorandos que realizam estágio sanduíche na Europa

O professor José Pedro Boufleuer, do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências encontra-se em visita aos doutorandos que neste segundo semestre estão fazendo Estágio Sanduíche em universidades da Espanha e de Portugal. Em Madrid estão fazendo o seu Estágio, com estudos vinculados as suas pesquisas de tese, os doutorandos, Jaqueline Ritter Pereira, Adriana Maria Andreis e Tiago Anderson Brutti.

O acolhimento desses pós-graduandos está sendo feito pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM), com a qual o Programa da UNIJUÍ mantém convênio consolidado, com intercâmbio de professores e alunos. Para além de encontros com os pós-graduandos e respectivos orientadores durante o período de estágio, o Professor Boufleuer teve na sua programação uma conferência para alunos e professores da UAM, ocasião em que abordou o tema “Profissão Professor”, considerando o atual contexto brasileiro. Já em Portugal, na Universidade de Lisboa, o Professor da UNIJUÍ visitará a doutoranda Elisabete Andrade, estabelecendo contatos no âmbito daquela Universidade, de modo especial com o orientador dos estudos da pós-graduanda.

Para além da visita e apoio aos estudantes, a viagem do Professor Boufleuer tem como objetivo o estreitamento de laços com as universidades que vêm apoiando os estudos dos doutorandos da UNIJUÍ, na expectativa de que essa modalidade de complementação de estudos possa ser intensificada com novos grupos de estudantes. Nesse sentido está prevista para o próximo mês de novembro a ida de outros dois doutorandos para a realização de estudos na UAM. Já para o 2013 o número de alunos com período de estágio no exterior será ampliado ainda mais, com a programação de um total de 8 doutorandos fazendo estudos em universidades da Espanha, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos.

O apoio financeiro para essas atividades vem da CAPES, mediante concessão de quota institucional de Bolsas de Estágio.