Educação nas Ciências recebeu docente de Lisboa para conferência - Unijuí

Educação nas Ciências recebeu docente de Lisboa para conferência

Formação de Professores em Portugal foi o tema abordado pelo Prof. Dr. Sérgio Claudino

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, que contempla a oferta do Mestrado e do Doutorado na área, promoveu na tarde de quarta-feira a primeira conferência deste ano, que contou com a participação do Prof. Dr. Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, Portugal, que proferiu palestra sobre “Formação de Professores em Portugal”. As conferências têm sido uma prática do Programa, com o objetivo de fortalecer as relações internacionais com instituições de ensino superior de outros países, em especial com as universidades da Europa.

Durante sua passagem pela UNIJUÍ, o professor Sérgio Claudino, que integra o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa e também o Centro de Estudos Geográficos concedeu entrevista à Rádio UNIJUÍ FM, oportunidade em que falou sobre sua participação na conferência do programa de Pós-Graduação da UNIJUÍ e também de atividades em outras instituições do Estado, onde integrou bancas avaliadoras. O docente destacou que a formação de professores em Portugal está muito marcada pelas diretrizes da União Europeia. Até bem pouco tempo os alunos tinham um processo de formação em torno de cinco anos, correspondente à formação das licenciaturas no Brasil, no entanto, desde 2007 há uma exigência de que todos os professores tenham o grau de mestre, desde o ensino infantil. “Penso que aquilo que somos como professores tem muito a ver com o que somos como pessoas. Entusiasmo, capacidade de diálogo também se aprendem, mas têm muito a ver com nossas características pessoais e, portanto, o fato de ser mestre não significa que será melhor professor. Há um sentido político nessa decisão que é de dizer que a profissão de professor deve ser dignificada e todos devem ter formação acadêmica de qualidade”.

Conforme destaca a professora Dra. Helena Callai, coordenadora do Programa, uma das propostas é de estabelecer relações permanentes de intercâmbio com as instituições conveniadas, com o objetivo de fortalecer e estreitar cada vez mais os laços de internacionalização. A professora esteve recentemente participando de eventos em Lisboa e na cidade do Porto, ocasião em que esteve com o professor Claudino, que também atuou como tutor da doutoranda Elisabete Andrade, que esteve em Lisboa durante sete meses realizando estudos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).