Egresso da UNIJUÍ conclui doutorado na Alemanha - Unijuí

Egresso da UNIJUÍ conclui doutorado na Alemanha

Paulo Alfredo Schönardie é egresso do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O egresso da UNIJUÍ Paulo Alfredo Schönardie defendeu na terça-feira, 30 de julho, na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, sua tese “Agricultura familiar camponesa no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Soberania alimentar, modernização, recampesinização e o papel do Estado. Um estudo histórico, empírico e teórico”. Schönardie cursou Licenciatura em História e o Mestrado em Educação nas Ciências na UNIJUÍ. Após realizou o doutorado, no período de dezembro de 2009 a julho de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas da Universidade de Hamburgo (UHH). Para realizar o doutorado obteve bolsa de pesquisa da instituição alemã Brot für die Welt. A obtenção dessa bolsa somente foi possível por intermédio da UNIJUÍ e de seus convênios internacionais, com o empenho do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências.

A partir do seu doutorado, também será assinado convênio de cooperação entre a UNIJUÍ, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, e a Universidade de Hamburgo. O convênio prevê pesquisas conjuntas, intercâmbio de graduandos, mestrandos e doutorandos, bem como de professores.

A coordenadora do Programa, professora Helena Callai, destaca que, durante o período que cursou o doutorado, Schönardie esteve em contato permanente com a UNIJUÍ, socializando as suas experiências do exterior. Na aula inaugural do Programa, em março de 2012, foi apresentado aos professores e alunos um vídeo elaborado pelo então doutorando, no qual ele descreveu a sua trajetória acadêmica que iniciou na UNIJUÍ.

Na avaliação de Schönardie, realizar doutorado integral fora do Brasil significa ter contato com outras formas de pesquisa que, para além do estudo aprofundado de um tema específico e do crescimento pessoal, trazem consigo a possibilidade de ver e efetivamente executar a pesquisa, a partir de perspectivas muitas vezes não percebidas no Brasil. “Trazer a forma de pesquisa apreendida no processo do doutorado ao Brasil e conjugá-la à experiência das universidades brasileiras parece ser o aprendizado fundamental da experiência na Europa”, destaca.

A tese será publicada em livro pela editora Oekom, de Munique, Alemanha. O lançamento está previsto para setembro. Ele permanecerá mais algumas semanas na Alemanha, antes de retornar ao Brasil, trabalhando no encerramento de pesquisas no Departamento de Biotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente da UHH e, também, trabalhando na formatação do livro resultante da tese de doutorado.