Educadora kaingang conclui Mestrado em Educação nas Ciências na UNIJUÍ - Unijuí

Educadora kaingang conclui Mestrado em Educação nas Ciências na UNIJUÍ

Esta foi a primeira apresentação pública de dissertação de mestrado de uma intelectual indígena nos espaços da Universidade

A educadora Kaingang Fátima Trindade do Amaral defendeu no dia 16 de outubro sua dissertação de mestrado intitulada “O Protagonismo Kaingang no Espaço da Escola Indígena: práticas pedagógicas no espaço da Escola da Aldeia”, sendo aprovada, com louvor, pela banca integrada pelos professores doutores Maria Aparecida Bergamasch, da Ufrgs; Noeli Valentina Weschenfelder, Anna Rosa Fontella Santiago, Walter Frantz e a orientadora Elza Maria Fonseca Falkembach, todos docentes da UNIJUÍ.

A defesa tem grande significado para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, para a linha de pesquisa Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Para a UNIJUÍ, registra a primeira apresentação pública de dissertação de mestrado de uma intelectual indígena nos espaços da Universidade, que há mais de 20 anos acolhe estudantes indígenas em seus cursos de graduação: Pedagogia, História, Enfermagem, Direito e Agronomia e Programas de Extensão, como o Seminário Permanente de Educação Popular.

Como afirma Bergamaschi, em seu parecer avaliativo, Fátima brinda a academia com “um modo de escrever em que o texto corporifica a experiência, se integra à vida e à terra, resultando em uma escrita germinal, marcada por um sentir emocional, que conta das coisas vividas e aprendidas com o coração”.