Pesquisa em Educação nas Ciências é tema de encontro nacional em SP - Unijuí

Pesquisa em Educação nas Ciências é tema de encontro nacional em SP

Docentes e mestranda da UNIJUÍ participaram do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC.

A mestranda Cristiane de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, esteve presente no IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, realizado na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo, de 10 a 14 de novembro. A mestranda apresentou o trabalho “O Ensino Politécnico: Desafios e Possibilidades”, que está relacionado com a sua pesquisa de mestrado. Participaram também desse evento as professoras do Programa Drª Eva Teresinha de Oliveira Boff (orientadora da mestranda Cristiane) e Drª Maria Cristina Pansera de Araújo.

Além de vários pesquisadores brasileiros, o evento contou também com palestrantes internacionais, como: Andrée Tiberghien – Universidade de Lyon, França; Neus Sanmartí – Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; Larry Bencze – University of Toronto, Canadá; Elsa Meinardi – Universidade de Buenos Aires, Argentina; Adrianna Gomez – CINVESTAV, Méxixo; Francislê Néri de Souza – Universidade de Aveiro, Portugal.

O ENPEC é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), que reúne e favorece a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC. O IX ENPEC teve como tema norteador de todas as atividades "A Pesquisa em Educação em Ciências e seus Impactos em Sala de Aula".

Cristiane salienta que a participação nesse evento veio a contribuir na sua formação enquanto mestranda, já que tratou de temas relacionados com a sua pesquisa, tanto em relação às palestras com pesquisadores renomados, como nas apresentações de trabalhos de pesquisa. Um dos temas abordados no evento que destaca: A pesquisa em Educação em Ciências e seus impactos nas Políticas Curriculares na formação e na prática de professores da Educação Básica, onde uma das palestrantes foi Neus Sanmartí – UAB, da Espanha. “O Currículo refere-se aquilo que se aplica nas aulas e inclui não somente os conteúdos e objetivos, mas também os métodos de ensino e de avaliação. Uma administração pode dar orientações, mas os professores devem assumir seu papel como transportadores e, de fato, criadores do currículo. A avaliação do currículo está estreitamente relacionada com a pesquisa em ação e inovação. A pesquisa no campo da didática ajuda a ter referências acerca de para onde orientar a inovação e, sobretudo, acerca do que não funciona”.