Doutorado em Educação nas Ciências tem mais uma defesa final de tese - Unijuí

Doutorado em Educação nas Ciências tem mais uma defesa final de tese

No dia 30 de junho, o doutorando Adair Adams fez a defesa final da tese Linguagem, Tradição e Educação - argumentações em torno das novas tecnologias na configuração do mundo atual, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

A orientação foi do Prof. Dr. José Pedro Boufleuer. Participaram da banca, além do orientador, os professores Dr. Aloísio Ruedell (UNIJUÍ), Dr. Paulo Fensterseifer (UNIJUÍ), Dr. Amarildo Trevisan (UFSM) e Dr. Cláudio Almir Dalbosco (UPF).

Conforme destaca o autor, “a argumentação da tese é de que o sentido da educação é a humanização na perspectiva de um mundo comum, tendo como pressuposto a linguagem enquanto diálogo, com a tradição em que está em questão a nossa existência e seu sentido de ser uns com os outros. Dessa compreensão emerge a perspectiva da antropologia como reflexão originária para pensar os desafios da educação, de seu sentido de ser na confluência de uma humanidade condicionada pelas tecnologias”. O autor procura argumentar que não há uma natureza tecnológica humana na qual a educação escolar, em seu sentido e estrutura, deveria estar colada, mas formas de organizar o mundo comum pelas novas tecnologias, sem uma regra rígida e nem uma posição fixada previamente. E que as novas tecnologias da comunicação e informação, antes de serem o fundamento para os desafios da educação atual, são o sentido da educação escolar, constituindo o fundamento para os desafios dessas novas tecnologias.

A partir dessa pressuposição, o autor realiza o seguinte percurso: pensar a educação como processo aberto de humanização através da linguagem, assumida aqui como pressuposto paradigmático; tomar a antropologia como abertura do sentido existencial de nossa condição humana; interpretar a tradição como historicidade da experiência, da interpretação, compreensão e construção de conhecimentos; pensar mundo comum como horizonte político da educação, para além do projeto tecnológico e científico da atualidade como únicos propulsores da organização do comum do mundo humano.