Mestranda da Educação nas Ciências palestra sobre TIC´s na educação - Unijuí

Mestranda da Educação nas Ciências palestra sobre TIC´s na educação

No dia 10 de setembro a aluna do Mestrado em Educação nas Ciências, Glaucia Luciana Keidann Timmermann, orientanda do prof. Dr. Fernando Jaime Gonzalez, palestrou sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) na Educação, na Escola de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas (EASA), em Cruz Alta.

A palestra fez parte do IV Seminário de Educação da EASA, com o tema “Tecnologia e Inovação Pedagógica”.

A palestra intitulada “O rabo balança o cachorro ou o cachorro balança o rabo? A Seleção de recursos tecnológicos adequados para o ensino dos conteúdos curriculares” trouxe, de uma forma descontraída, conhecimentos e reflexões sobre formas adequadas dos professores para inserir e selecionar recursos computacionais em suas aulas.

Uma das principais reflexões foi sobre o TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo, uma metodologia pensada por Judi Harris e sua equipe de professores pesquisadores, que têm sido adotadas por escolas da Georgia e está tomando espaço na educação brasileira. Ela tem como objetivo ajudar os professores a integrar a tecnologia no currículo de forma eficiente, pensando, sobretudo, no conteúdo a ser ensinado.

Com a disseminação de dispositivos móveis entre alunos e a distribuição de tablet’s para professores do estado, este tema têm recebido destaque especial nas pesquisas da área de educação. “As discussões são polêmicas e percebe-se que os professores precisam do auxílio de profissionais da área da Computação que estejam, sobretudo, preocupados com a tecnologia e como pode ser utilizada para que os conteúdos sejam aprendidos pelos alunos com mais eficiência, despertando seu interesse pelos mesmos”, diz Glaucia.

A professora e analista de sistemas pesquisa sobre este tema, bem como sobre o ensino de algoritmos, disciplina que é base para programação na área da Ciência da Computação.