Evento debate sobre as Políticas Educacionais e a Formação de Professores - Unijuí

Evento debate sobre as Políticas Educacionais e a Formação de Professores

Os docentes da UNIJUÍ Walter Frantz (DCJS/PPGEC), Hedi Maria Luft e Claudia Maria Seger, do Curso de Pedagogia – Câmpus Santa Rosa participaram do VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, realizados de 24 a 26 de setembro na URI/Câmpus Frederico Westphalen.

Os professores da UNIJUÍ, juntamente com o professor Cênio Back Weyh, da URI/Santo Ângelo, organizaram e coordenaram o Grupo de Trabalho “Contribuições de Paulo Freire para a transformação das políticas públicas educacionais no século XXI”, que teve 15 trabalhos inscritos. No evento apresentaram também um trabalho conjunto sobre “A docência e as politicas públicas de formação”. O evento oportunizou o diálogo e a cooperação entre os docentes da UNIJUÍ e da URI.

O tema do evento foi a “Transnacionalização das Políticas Educacionais: impactos na formação docente”. Reuniram-se centenas de pesquisadores e profissionais da educação de diferentes universidades, escolas e estados, oportunizando o debate e reflexão sobre as políticas educacionais e o processo de formação docente. Entre os diversos palestrantes estiveram os professores António Nóvoa, da Universidade de Lisboa/ Portugal e César Tello da Universidade de San Martin e Nacional de La Plata/Argentina.

O colóquio possibilitou a divulgação da pesquisa em educação numa perspectiva nacional e internacional, ampliando o espaço de interlocução dos estudos conduzidos, na URI e nas diferentes IES representadas. O evento objetiva ser um fórum para a troca de ideias e saberes entre docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação (stricto e lato sensu) de Educação, licenciaturas e áreas afins, congregando ainda graduandos e professores da rede de ensino em torno dos debates.