Professora portuguesa realiza seminário da Educação nas Ciências sobre educação ambiental - Unijuí

A professora Drª. Rosa Branca Tracana Pereira atua no Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto de Portugal.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ realizou, nesta quarta e quinta-feira, o Seminário Temático “Educação ambiental: concepções dos professores e análise de manuais didáticos”, no Câmpus Ijuí.

Para ministrar o Seminário, foi convidada a professora Drª. Rosa Branca Tracana Pereira, do Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto de Portugal.

Rosa trabalhou com a temática em sua tese de Doutorado. “Vim mostrar um pouco os conceitos aos professores e futuros professores sobre educação ambiental. E também minha análise, feita com base em livros didáticos sobre o conceito educação ambiental”, salienta.

Segundo a pesquisadora, os educadores enfrentam diversos desafios no que diz respeito à educação ambiental. E ela relata o momento da Europa no desenvolvimento do tema: “Os desafios são enormes. Portugal está passando por certa crise, então há um desconsolo por parte dos professores nas escolas. Temos turmas bastante grandes, no entanto, o professor tenta sempre dar a volta. E eu, como professora de professores, tento incutí-los de que não precisamos de muitos materiais para realizarmos um bom trabalho. O desafio é aprendermos novas coisas, e realizarmos mais atividades práticas”, complementa.

Dessa forma, Rosa observa que o Brasil tem apresentado algumas didáticas enriquecedoras em educação ambiental. “Analisei alguns livros didáticos daqui, tendo como base a análise que eu fiz nos livros de Portugal e de outros países europeus. Deu para constatar que não há grandes diferenças na maneira como a educação ambiental é abordada, muito na base da ecologia, dos conceitos. Mas, no Brasil, vai-se muito a campo, um trabalho levando em conta a socialização, o que em Portugal não fazemos tanto. Vocês têm trabalhos fabulosos fora da escola e isso é de valorizar e até ver se conseguimos levar essas ideias para nós”, observa Rosa.

O Seminário foi coordenado por Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki no Mestrado, e Ana Queli Mafalda Reis, no Doutorado. O objetivo do evento foi compreender os conceitos de educação ambiental, de poluição, uso de recursos, ecossistemas e ciclos e biodiversidade, como tais concepções podem ser identificadas em indivíduos, particularmente em professores e futuros professores, e em livros didáticos.