Doutorandas realizam estudos na Universidade de Lisboa e Coimbra - Unijuí

Doutorandas realizam estudos na Universidade de Lisboa e Coimbra

As doutorandas Maristela Maria de Moraes e Nadia Scariot, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, realizam período de estudos na Universidade de Lisboa e Coimbra, em Portugal.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado, dá continuidade ao doutorado sanduíche, através de bolsas da CAPES. Desde o início de julho, encontra-se em Lisboa a doutoranda Maristela Maria de Moraes, orientanda da professora Helena Copetti Callai e, em Coimbra, a doutoranda Nadia Scariot, orientanda do professor Walter Frantz. Ambas deverão permanecer em Portugal até dezembro de 2014, para desenvolver suas investigações.

Maristela Maria de Moraes realiza seu estágio na Universidade de Lisboa – UL, junto ao IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) sob a co-orientação do professor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, docente nesse instituto. Também fez contato com a professora Alva Teixeiro, docente de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras de Lisboa, tendo em vista que o tema da doutoranda apresenta confluência entre Geografia e Literatura. A aluna vem participando de atividades acadêmicas desde julho de 2014, apresentando trabalho em eventos relacionados ao seu tema de pesquisa. Maristela Moraes ressalta a importância do estágio, uma vez que tem tido a oportunidade de contato com professores de Geografia e Literatura, que contribuem com discussões e bibliografias para o estudo que está realizando. Por outro lado, salienta a experiência pessoal no convívio com pessoas de diferentes partes do mundo, assim como visitas a bibliotecas, museus, diferentes exposições de arte, bem como eventos acadêmicos que permitem a ampliação das aprendizagens.

Já Nadia Scariot está estudando na Universidade de Coimbra, na FPCEUC (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), sendo co-orientada pelo professor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, investigador da área de Educação e Formação de Adultos. Sobre a experiência, Nadia destaca que a mesma tem sido muito enriquecedora. Ressalta, de forma especial, os diversos momentos de aprendizagens, tanto no âmbito teórico, metodológico, histórico e cultural. O período de intercâmbio proporciona uma inserção diária nos costumes, valores e curiosidades de uma nação estreitamente vinculada ao Brasil, permitindo a interação acadêmica, crítica e construtiva.