Programa de Educação nas Ciências representado na X ANPED Sul - Unijuí

Programa de Educação nas Ciências representado na X ANPED Sul

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências organizou a viagem para a X ANPED Sul, na UDESC, em Florianópolis, de 26 a 30 de outubro, visando à participação de professores, alunos e secretária, para apresentação de trabalhos dos mesmos. Trata-se de um evento que reúne pesquisadores de todos os Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul, que acontece a cada dois anos.

O evento contou com a seguinte programação: Sessões de Comunicação, Eixos temáticos, Trabalhos encomendados, Sessões especiais (Fórum Sul de Coordenadores, Fórum de Secretários e Fórum dos Editores dos Programas de Pós-graduação em Educação), Reuniões científicas e associativas e ainda, lançamento de livros. Os alunos e professores apresentaram os seus trabalhos nos eixos relacionados às suas pesquisas, como também puderam circular em diferentes eixos temáticos para assistirem a apresentação dos colegas pesquisadores durante o evento.

Além disso, foi um momento de rever pesquisadores que atuam nos Programas da região Sul, bem como programar atividades conjuntas para o próximo ano. A Coordenadora do Programa, Helena Callai, enfatizou que o apoio visando à participação dos alunos e professores foi imprescindível como incentivo à produção bibliográfica e participação em eventos, tão necessárias para a avaliação positiva do Programa pela CAPES. Complementou ainda, que o evento serviu também como troca de experiências e a integração entre os participantes.

Fórum das secretárias

A secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Carmen Antunes, participou do Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação, durante a X ANPED Sul, na UDESC, em Florianópolis, de 27 a 30/10/2014. Na programação do evento foram realizadas Conferências sobre: a Plataforma Sucupira, com Prof. Jefferson Mainardes, Coordenador Nacional do FORPRED; e informações do CNPq, com Josenilson Guilherme de Araújo, técnico da área de Educação do CNPq.  Ainda, contou com as sessões de Comunicações, realizada por cada Secretária dos PPGE.

Carmen apresentou dados gerais sobre o funcionamento do Programa e os dois projetos de extensão que foram elaborados pela Secretaria e Coordenação, que estão sendo executados pelos bolsistas, intitulados: Projeto “Espaço do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências na Rádio UNIJUÍ FM”; e o Projeto “Incentivo à produção e divulgação de textos acadêmicos na área de educação, produzidos pelos egressos, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”. Enfatizou também que os dois projetos foram apresentados no Salão do Conhecimento da UNIJUÍ/2014. A Coordenadora, Helena Callai, ressaltou que tem incentivado a todos que fazem parte do Programa a participarem de eventos que visem à qualificação, pois cada um, a partir do seu fazer, tem a contribuir para a avaliação positiva do Programa.