Doutoranda da UNIJUÍ realiza estágio sanduíche na Universidade de Bologna – Itália - Unijuí

Entre as atividades do estágio irá realizar entrevistas com professores dos anos iniciais da escola básica italiana, pesquisas em bibliotecas e escolas

A doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso iniciou nessa segunda-feira, dia 29 de junho, seu Estágio do Doutorado Sanduíche na Università di Bologna – Unibò, que é considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental, tendo sido fundada em Bolonha, na Itália, em 1088. No ano de 2014, Cláudia apresentou projeto e documentação para concorrer a uma Bolsa pela Capes. Com ajuda da orientadora a Professora Dra. Helena Copetti Callai, manteve contatos no exterior por mais de um ano.

O primeiro contato ao chegar, foi com a Professora Orientadora Dra. Beatrice Borghi, do Dipartimento di Scienze Dell’Educazione “Giovanni Maria Bertin”. No momento Cláudia apresentou a Unijuí, e o Projeto de Tese que está desenvolvendo. Será voluntária dos eventos realizados pela Universidade de Bologna, como a Festa della Storia, de aulas, palestras e encontros de formação de professores. Além disso, irá realizar entrevistas com professores dos anos iniciais da escola básica italiana, pesquisas em bibliotecas e escolas. No dia 30 de junho, no segundo encontro foram traçados alguns elementos do plano de ação que será desenvolvido durante o semestre e o cadastramento junto a Universidade. Além disso, a doutoranda pôde conhecer o Professor Rolando Dondarini também do Dipartimento di Scienze Dell’Educazione e o Professor Dr. Filippo Galetti (Presidente da Associazione "Amici della Festa internazionale della Storia").

Dentre os desafios enfrentados podem, Cláudia, destacou as diferenças culturais e da língua, “mesmo fazendo aula de italiano, escutar o tempo inteiro outro idioma exige muita concentração. Impossível pensar em realizar um estágio sanduíche sem que esteja preparado com a língua que se fala no país que nos acolhe. Além disso, o apoio da Professora Helena foi fundamental desde o início, pois sem ele o estágio não seria possível”.

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

Apoiar aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-sanduiche