Programa de Educação nas Ciências tem trabalhos apresentados em evento na Espanha - Unijuí

Dissertação e Tese defendidas no Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ são apresentadas em evento na cidade de Madrid – Espanha.

A dissertação de Solange Koltermann, orientada pela professora Drª Anna Rosa Fontella Santiago e a tese de Jaqueline Ritter, orientada pelo professor Drº Otavio Aloisio Maldaner, foram apresentadas no XXII Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje. O evento foi realizado na Universidad C.E.U  San Pablo em Madrid, Espanha, entre os dias 09 a 11 de julho, com destaque para os temas: Pedagogía y conocimiento; Evaluación y medición de la calidad educativa; Organización educativa y liderazgo; Educación preescolar; El aprendizaje en la educación superior; Adulto, comunidad y aprendizaje profesional; Diversidad e identidades en el aula; La tecnología en la educación; Alfabetización y aprendizaje de otros idiomas; Aprendizaje de las ciencias, las matemáticas y la tecnologia.

A questão do Ensino Religioso no currículo escolar do Ensino Médio e a cultura religiosa que dá significado às práticas pedagógicas neste componente curricular foi apresentada por Solange com a dissertação intitulada “O lugar e o significado do Ensino Religioso no currículo escolar” onde pôde interagir com a comunidade acadêmica presente através de reflexões, com conteúdos atuais, polêmicos e mundialmente debatidos, ampliando os conhecimentos e as possibilidades de continuação da pesquisa.

A “Recontextualização da compreensão da Educação para o século XXI: Sentidos e significados para a formação de competências em Políticas Públicas” foi o tema pesquisado na Tese e apresentado por Jaqueline. Este tema contempla resultados de pesquisa realizada em doutorado sanduíche, no 2º semestre de 2012, na Universidade Autônoma de Madrid e que a pesquisadora volta para aquele contexto, apresentar seus resultados. Competência é temática atual e pertinente no contexto de internacionalização da educação, foi tema da conferencia proferida por Javier M. Valle da Universidad Autónoma de Madrid, España, um dos entrevistados por Jaqueline, e que discorreu sobre “Aprendizaje para la sociedad de hoy. Enseñar por competências?”.

Entre outras atividades paralelas ao evento destaca-se a visita à UAM com interlocuções com os professores e grupos de pesquisa; Drº Javier M. Valle, Drº  Guilhermo Jiménez Ridruejo e Dr. Clemente Herrero Fabregat, onde se discutiu continuidades de estudos e parcerias nas temáticas apresentadas/pesquisadas.