Doutorando relata experiência de estágio sanduíche na Universidade de Coimbra - Unijuí

Doutorando relata experiência de estágio sanduíche na Universidade de Coimbra

O doutorando Fabio Jardel Gaviraghi, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, está realizando estágio sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, e mandou um breve relato das suas atividades:

“O estágio iniciou-se no dia 24 de junho, onde fui recebido pelo meu orientador no exterior, Professor Doutor Joaquim Luís Alcoforado, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Nesse primeiro encontro o professor apresentou os espaços da faculdade, entre eles a biblioteca, gabinete de docentes e espaços de atendimento aos discentes. Ainda na primeira semana, apresentei meu projeto de tese e o plano de trabalho para o período do estágio sanduíche. Desde então, o Professor Joaquim Luiz tem contribuído de forma significativa na qualificação do trabalho de tese, por meio de orientações presenciais e a partir das unidades curriculares que ministra na pós-graduação, as quais tenho acompanhado.

Ainda, estou cursando disciplinas com outros docentes, entre elas, com o Professor Dr. Pedro Hespanha (Coordenador do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), que tem por temática central a discussão sobre Políticas Públicas e Transformações Sociais.

Além das disciplinas, estou participando de seminários, minicursos, palestras, conferências, aulas inaugurais em mestrados e doutorados da faculdade que estou vinculado, no Centro de Estudos Sociais e na Faculdade de Economia.

O estágio tem proporcionado conhecer a relação da universidade de Coimbra com os empreendimentos de economia solidária/social, suas pesquisas, ações de extensão e publicações que buscam problematizar e ou contribuir com a temática, especialmente sobre incubadoras sociais universitárias e o processo de incubação.

Essa vivência tem proporcionado também o contato com pesquisadores/professores portugueses e brasileiros de diversas áreas de conhecimento, entre elas: Ciências da Educação, Sociologia, Economia, Psicologia e Serviço Social.

Enfim, uma experiência extremamente importante para minha formação e que de forma detalhada irei socializar com colegas e docentes posteriormente. Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que esse estágio fosse realizado, ao programa de pós-graduação em educação nas ciências, sua coordenação, a UNIJUÍ, a CAPES, a UFSM, e especialmente, ao professor Walter Frantz, meu orientador. Na foto, estou com o professor orientador no exterior Joaquim Luís Alcoforado.