Educação nas Ciências conta com pesquisador de Pós-Doutorado pela CAPES - Unijuí

Educação nas Ciências conta com pesquisador de Pós-Doutorado pela CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado - (PPGEC) da UNIJUÍ passou a contar, desde junho de 2016, com o Prof. Dr. Martin Kuhn para atuar como Pesquisador de Pós-Doutorado, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.

Os objetivos do PNPD são de promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa; promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.
Neste contexto Martin Kuhn passa a integrar a Linha de Pesquisa Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais no PPGEC, sob a orientação da Profª. Helena Copetti Callai.

Martin Kuhn é doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), graduado em Pedagogia (UFMT) e em Sociologia (UNIJUÍ). No doutorado sua tese tem como título: "O professor e protagonismo - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer."

O professor destaca que: "sou professor de escola pública há mais de 20 anos. Inquietações sobre a escola pública, sobre a formação de professores sempre fizeram parte de meu itinerário profissional. O Mestrado em Educação nas Ciências pelo Programa e, posteriormente, o Doutorado foram momentos ímpares em que essas inquietações tiveram a possibilidade de serem interrogadas em profundidade. A formação de professores, as disposições ou exigências da profissão foram e são ainda tema e objeto de minhas investigações. Convenço-me a cada passo, fruto das vivências das práticas escolares quanto das pesquisas sobre formação de professores, que a qualidade social da educação passa por formação consistente dos educadores. Assim, atuar num Programa junto com os professores pesquisadores em educação, só tem a contribuir com a minha formação continuada nesta área da minha trajetória acadêmica e profissional".