Educação nas Ciências participa de evento em Bogotá, na Colômbia - Unijuí

Educação nas Ciências participa de evento em Bogotá, na Colômbia

Unijuí esteve no IV Colóquio Internacional de Investigadores da Didática da Geografia: intitulado “Visiones e Perspectivas de la Educación geográfica en América Latina”.

Dos dias 4 a 9 setembro de 2016 o Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Ciências Sociais, coordenado pela professora Dra. Helena Copetti Callai, do DHE e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, participou do IV Colóquio Internacional de Investigadores da Didática da Geografia: intitulado “Visiones e Perspectivas de la Educación geográfica en América Latina”, sediado por duas Universidades de Bogotá na Colômbia: Universidade Pedagógica Nacional, Universidade Distrital Francisco José de Caldas.

Este evento é constituído por professores da Rede Latino Americana de Investigadores da Didática em Geografia– Redladgeo. A rede tem um forte compromisso com os processos de ensino de Geografia na educação formal e não formal, buscando investigar e inovar o ensino, sendo o evento um espaço de reflexão, debate e contribuição para o avanço tanto da Geografia como das ciências sociais. Fazem parte da rede professores do Brasil, Colômbia, Chile, Argentina e Venezuela.

O grupo de pesquisa da Unijuí, que conta com alunos do doutorado e mestrado apresentou trabalhos de uma linha teórico-metodológica pautada pela teoria crítica-hermenêutica, sendo que todas as pesquisas perpassam pela temática da formação cidadã. Os trabalhos apresentados foram: “O espaço geográfico e social na relação com a literatura”, apresentado pela doutoranda Maristela Maria de Moraes e pelo mestrando José Carlos da Silva Telles; “A cartografia escolar e a leitura de mundo no ensino de geografia”, apresentado pela mestranda Alana Rigo Deon. O trabalho foi escrito em conjunto com duas professoras mestres egressas do Programa em Educação nas Ciências, Cristiane Xavier Hagat e Camila Benso da Silva.

Também foi apresentado o trabalho “Identidade e pertencimento em escolas do campo: Vivências cotidianas na relação com o lugar”, escrito pela doutoranda Carina Copatti e a mestranda Márcia Ziech em conjunto com a professora Helena Callai, que apresentou o mesmo. Adriana Maria Andreis, doutora e também egressa do PPGEC, apresentou “Ensino: o lugar do diálogo, no diálogo do lugar” texto escrito em coautoria com a professora Helena Copetti Callai. As doutorandas Cláudia Ilgenfritz Toso e Maristela Maria de Moraes, juntamente com Helena Copetti Callai, apresentaram “Vidas Secas: a paisagem na Literatura e na Geografia” e Cristhian Moreira Brum, Daniel Graciolli e Tarcisio Dorn de Oliveira apresentaram “Educação para a Formação Cidadã”. Os trabalhos foram apresentados conforme a temática das mesas de trabalho de maneira que todos os turnos contaram com apresentação do grupo coordenado pela professora Helena Callai.

O evento também contou com uma saída de campo para a “Laguna Sagrada del Cacique Guatavita”, (3.100 m de altitude) que teve como objetivo reconhecer os elementos marcantes da paisagem buscando estabelecer um diálogo entre os diversos atores implicados no processo de produção espacial. Neste sentido, o trabalho de campo foi uma oportunidade de encontro, reflexão e discussão acerca da espacialidade dos objetos, ações e relações que constituem o espaço geográfico o que contribui para o nosso fazer como professores e investigadores do ensino das ciências sociais oportunizando a formação para a cidadania.