Secretária da Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de Encontro Nacional de Secretários dos Programas de Pós - Unijuí

Secretária da Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de Encontro Nacional de Secretários dos Programas de Pós

A secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Carmen Antunes, participou do II Encontro Nacional de Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na última semana, na UFMA – Universidade Federal do Maranhão, em São Luís/Maranhão. O evento aconteceu em paralelo à 38ª Reunião Nacional da ANPED.

O II Encontro Nacional de Secretários é de responsabilidade da Comissão Organizadora em que Carmen também faz parte. A Comissão é formada pelos seguintes secretários: Anahi dos Santos Azevedo (PUCRS), Charles Eduardo da Cruz do Amaral (UNIPAMPA/RS), Carmen Antunes (UNIJUI/RS), Daniela Leandro (UNISUL/SC), Loinir Nicolay (UNISINOS/RS) e Silvia Adriana da Silva Soares (UNILASALLE/RS).

A programação do evento foi planejada e articulada pela Comissão com temas que fazem parte da rotina dos secretários nos Programas de Pós-Graduação em Educação, os quais precisam de constante atualização, sobretudo por estarem ligados diretamente na Avaliação dos Programas, pela CAPES.  

Dentre a programação, Carmen participou da palestra de abertura da 38ª ANPED, com o tema ‘Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência’ ministrada pela Professora doutoraNilma Lino Gomes (UFMG).

Na programação voltada aos Secretários, participou das seguintes formações:

– Histórico do FORSEC - Fórum Sul de Secretários/as de PPGE – Prof. Dr. Lucidio Bianchetti (UNISINOS) e Comissão Organizadora.

–Experiências de Gestão da Pós-graduação stricto sensu e o papel dos secretários no contexto da avaliação dos cursos – Profª. Drª. Tania Maria Hetkowski (UNEB).

 –Internacionalização e a Pós-graduação – Prof. Dr. Danilo Romeu Streck (UNISINOS/RS).

– CNPq e suas aplicações nos PPGE- Ms. Josenilson Guilherme de Araújo (Analista em C&T - CNPq).

–Desmistificando a Plataforma Sucupira: como utilizar a Plataforma como facilitador das atividades de um PPGE – Ms. Lívia Rejane Miguel Amaral (Analista em C&T - CAPES).

 –A importância da ANPED na organização independente e autônoma da pesquisa em educação no Brasil – Profª. Drª. Andrea Barbosa Gouveia (UFPR).

–O papel dos/das secretários/as na gestão dos Programas de Pós-Graduação em Educação – Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG).

–A importância das revistas para os PPGEs e a contribuição das/dos Secretarias/os”. Profª. Drª. Joana Paulin Romanowski (PUCPR).

 – Oficina sobre Currículo Lattes – Ms. Kelen Lima (UNEB).

–“Invisibilidade do ofício dos/das secretários/as no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação”. Profª. Drª. Edla Eggert – (Coordenadora do Fórum Sul - PUCRS).

–O papel das secretarias na administração técnica das Coordenações dos PPGs conforme os critérios (quesitos) da Ficha de Avaliação da CAPES. Prof. Dr. José Gonçalves Gondra (UERJ).

Carmen destaca que o evento dos Secretários em que participa anualmente, seja durante a ANPED Regional ou Nacional, tem sido imprescindível para a sua qualificação, sobretudo, tem refletido na excelente avaliação do Programa, que neste último quadriênio de 2013-2016, passou da nota 4 para 5.

O apoio para participação no evento, foi da Coordenadoria de Recursos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.