Equipe do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa da 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ esteve representado por professores, alunos, egressos, coordenação e secretária na 38ª reunião nacional da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – realizado no início do mês de outubro, na Universidade Federal do Maranhão-UFMA, São Luís/Maranhão. O tema do evento foi "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência".

A Coordenadora do PPGEC, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, participou do FORPRED- Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Foram debatidos os seguintes temas: Políticas de Financiamento à Pós-Graduação; Produção Acadêmica; Inserção Social; Internacionalização; Resultados da Avaliação Quadrienal (2013-2017), apresentado pelo Prof. Romualdo Portela de Oliveira (USP) Coordenador de avaliação da CAPES.

A participação do professor José Pedro Boufleuer  se deu, de modo especial, junto à programação do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, do qual foi eleito coordenador para uma gestão de, a princípio, dois anos, com o que integrará a equipe organizadora da próxima edição do evento. Como ganho pessoal dessa participação, o professor Boufleuer fala da instigação que esse espaço de apresentação e de discussão científica proporciona. Nesse sentido, entende que é salutar o embate entre pesquisadores, mesmo que com posições diferentes, já que isso produz enriquecimento para a compreensão das questões pautadas.

O que é preciso evitar, acrescenta ele, que no campo das pesquisas se produzam mestres e discípulos, ou seja, que alguns pensem as questões enquanto outros simplesmente seguem o que por aqueles foi pensado. A abertura para a interlocução com outros pesquisadores produz a consciência da parcialidade das posições e do caráter sempre provisório de tudo o que chamamos conhecimento.

O professor José Pedro Boufleuer, a partir da sua participação no evento, destaca o clima geral de indignação e de desconfiança em relação às atuais políticas públicas de educação no Brasil, sendo que considerações sobre o cenário político do país ocuparam espaço em diferentes momentos e atividades do evento.

A doutoranda Lisiane Goettems apresentou o trabalho intitulado "As diversidades sexuais na escola: (in)junções discursivas entre a religião e o Estado Laico (de sua autoria, juntamente com sua orientadora,  professora Maria Simone Vione Schwengber, no GT 23- Gênero, Sexualidade e Educação").  Segundo o relato de Lisiane “A relevância do evento começou em meses anteriores, devido a compreensão de antemão, de que há um rigor no trato dos artigos para que recebam aprovação. Dessa forma, focamos em leituras, escritas, reescritas, trocas, constituindo um caminho de pesquisa intenso. Esses fatores somados aos estudos junto ao grupo de pesquisa (parceiro dessa e de outras investidas), constituíram o primeiro forte hall de aprendizagens que a ANPED me proporcionou. Já sobre os dias presenciais no evento, destaco a qualidade dos trabalhos apresentados no GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação, o campo de articulação alicerçado nos dias de debate, a qualidade das palestras oferecidas e a organização do evento, ao qual pretendo me vincular outras vezes” destaca.

A professora Hedi Maria Luft participou com sua orientanda Diovanela Schmitt e egressa Janaína Horn, de toda a programação do GT 8 “Formação de professores”. A participação da Secretária Carmen Antunes, no II Encontro Nacional de Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação. A Coordenadora, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, ressaltou que a participação do grupo do PPGEC na ANPED é muito importante, pois é o espaço privilegiado em que os Programas de Pós-Graduação em Educação têm para a discussão dos temas relacionados à área.

Eva também ressaltou que para o PPGEC foi um momento muito especial participar deste evento, em função da Avaliação Quadrienal do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (quadriênio 2013-2016), pela CAPES, que teve sua nota elevada, de 4 para 5.