Educação nas Ciências conquista conceito de excelência em avaliação da Capes - Unijuí

Educação nas Ciências conquista conceito de excelência em avaliação da Capes

                  

Em 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que oferta cursos de Mestrado e de Doutorado na Unijuí, alcançou, no mês de setembro, a nota 5 em avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, resultado considerado excelente. Em 2016, a nota do Programa foi 4. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. 

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Eva de Oliveira Boff, em entrevista, relata sobre a nova nota do Programa, conquistada na última avaliação da CAPES: 

- Qual a importância desta nota para o Programa?

A importância da nota se justifica em diversos aspectos, dentre eles: o reconhecimento externo da qualidade do trabalho desenvolvido por toda equipe; os recursos financeiros estão diretamente atrelados à nota do programa, portanto possibilita maior credibilidade dos órgãos de fomento à pesquisa para aprovação de projetos financiados; a possibilidade de ampliação do número de bolsas para os mestrandos e doutorandos; a ampliação do número de editais de fomento; possibilidade de ampliação da internacionalização/intercâmbios entre docentes e discentes; maior facilidade para estabelecer os convênios interinstitucionais em nível nacional e internacional.

Salienta-se que a manutenção de uma nota 5 exige ampliação da produção intelectual qualificada do Programa, o que permite almejar o alcance de outros patamares na formação dos sujeitos que constituem o PPGEC e no reconhecimento da seriedade das pesquisas desenvolvidas. 

- O que esta nota significa?

Em primeiro lugar, uma nota 5 significa a nota máxima de um Programa de Pós-Graduação, considerado pela CAPES um conceito de excelência. Os conceitos 6 e 7 representam qualificação dos PPG que se destacam na internacionalização e no elevado fator de impacto das pesquisas em nível internacional. Significa o reconhecimento de um trabalho de excelência que se viabiliza pelo comprometimento, competência e seriedade de toda equipe envolvida no PPGEC: professores, estudantes, coordenação, secretaria, equipe da reitoria e vice-reitoria e demais setores de apoio, além de outros envolvidos de modo menos sistemático, porém não menos importante. 

- A conquista se deve a que fatores?

A conquista da nota 5 se deve em primeiro lugar ao comprometimento e seriedade do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no planejamento e cumprimento de metas estabelecidas pelo Programa, no Plano de Desenvolvimento Institucional, em que o PPGEC ousou projetar e fazer o esforço para qualificar o programa levando em conta os diversos itens que são considerados em um programa de qualidade, tais como: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Inserção Social. Todos estes itens de avaliação precisam mostrar coerência e unidade em termos de apresentação, organização e exposição dos dados, para que possa denotar a fidedignidade dos dados informados. 

- Quais os diferenciais do Programa?

Entre os diferenciais que podem ser destacados no PPGEC, está em primeiro lugar a preocupação com a qualidade na formação de mestres e doutores com capacidade de exercer uma profissão docente que contribua para a constituição de sujeitos críticos, com autonomia e, acima de tudo, verdadeiramente humanos, bem como desenvolver pesquisas de qualidade. Do mesmo modo valoriza-se: o estabelecimento de convênios nacionais e internacionais que tem possibilitado a interlocução com outros pesquisadores de referência na educação; a inserção do Programa de Estágio Sanduiche no Exterior por doutorandos; a ampliação da produção bibliográfica dos docentes e discentes; a qualidade das dissertações e teses dos discentes; a inclusão do programa de pós-doutorandos no quadriênio; a existência do periódico Contexto & Educação, com a participação de autores nacionais e internacionais; a infraestrutura composta por laboratórios, bibliotecas e espaço físico adequado do PPGEC para atender estudantes e professores; o cumprimento dos prazos para o término dos cursos pelos estudantes, dentre outros. 

Saiba mais sobre o Programa

O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e, desde 2009, para oferta de Doutorado.

Linhas de pesquisa

Currículo e formação de professores

Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Educação popular em movimentos e organizações sociais


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