Educação nas Ciências aprova curso de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Unibalsas, do Maranhão - Unijuí

Educação nas Ciências aprova curso de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Unibalsas, do Maranhão

                   

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências obteve a homologação pela CAPES, no dia 16 de agosto, dos projetos para Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter), a serem ofertados na Unibalsas, do Maranhão, com início das atividades previstas para março de 2019. 

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições, o que resultou na elaboração e encaminhamento dos projetos. 

As turmas de Minter e Dinter terão dois coordenadores, sendo a Profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, pelo PPGEC/Unijuí (Instituição Promotora), e o Prof. Dr. Fábio Roberto Pillatt, pela Unibalsas (Instituição Receptora). Serão ofertadas 20 vagas para o Minter e 06 vagas para o Dinter. A seleção dos estudantes para ingresso nas turmas ocorrerá por meio de processo seletivo público, via edital do PPGEC, que prevê prova escrita, análise de currículo, memorial reflexivo, projeto de pesquisa e entrevista. 

As disciplinas serão ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, a partir de março de 2019, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrerão as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC. 

Segundo a Coordenadora do Programa, profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, a parceria viabilizará a formação de mestres e doutores para atuação na docência da educação superior, bem como potencializará os grupos de pesquisa e produção acadêmica qualificada. “Considerando, ainda, a importância dos programas de Pós-Graduação consolidados em desenvolver ações de solidariedade e nucleação, que viabilizem a formação de mestres e/ou doutores em lugares que não possuam programas similares de formação, estes projetos deverão contribuir para qualificação de recursos humanos, de modo a fortalecer o desenvolvimento regional pela produção de conhecimento qualificado”, observa a coordenadora. 

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.