Doutorando realiza estágio sanduíche na Espanha - Unijuí

Doutorando realiza estágio sanduíche na Espanha

O doutorando Elmir Jorge Schneider, orientando da prof. Dra. Helena Copetti Callai, no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza estagio de “doutorado sanduíche” na Universidade de Sevilha – Espanha, com a co orientação do Prof. Dr. Álvaro Sanchez Bravo, da Faculdade de Direito em Sevilha/ES, e do Prof. Dr. Francisco F. García-Pérez –da Faculdade de Educação e Geografia e com o Chefe do Ministério Público Federal, e Delegado de trânsito em Andaluzia Luís Carlos Rodríguez León.

O objetivo do estudo é conhecer a realidade do trânsito na Espanha na sua relação com a educação e compreender como algumas culturas diferentes, podem servir de referência e parâmetro para uma investigação científica. Este conhecimento, traz uma visão mais abrangente no desenvolvimento das pesquisas e ajuda no esclarecimento dos problemas enfrentados pelo Brasil com relação a educação para o trânsito.

Confira o relato do doutorando:

“Posso relatar que a experiência em um país mais desenvolvido economicamente, como é o caso da Espanha, traz inúmeras vantagens para a pesquisa que estou desenvolvendo. E a escolha deste país, se dá pela redução do índice de mortes no espaço viário de 15 (quinze) pessoas por 100 mil habitantes no final da década de oitenta, para 03 (três) pessoas por 100 mil habitantes na década atual. Deste modo, busco conhecer e analisar algumas ações que foram implantadas na Espanha e tiveram resultados positivos para esta melhora no trânsito. Lembrando que, para uma boa pesquisa científica muitas vezes é preciso sair da zona de conforto, ampliar nosso horizonte e observar outras culturas, conversar com pessoas diferentes, conhecer outras realidades, afastar-se do problema e observa-lo em seu contexto de modo distanciado. Neste sentido, realizar um estágio fora do país, sempre traz ideias novas e aumenta nosso conhecimento sobre a pesquisa, além de conduzi-la, para uma nova maneira de pensar sobre o tema”.